Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PROTESTANTISMO E EDUCACAO: INFLUENCIAS LIBERAIS NA REFORMA CAETANO DE CAMPOS ...

Orientador

VALDEMAR SGUISSARDI

Autor

CESAR ROMERO AMARAL VIEIRA

Palavra chave

PROTESTANTISMO, AMERICANISMO, MODERNIZACAO, REFORMA, EDUCACAO

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

26/06/2006

Nº Downloads

5618

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar, mediante abordagem interdisciplinar, exame de literatura e algumas fontes primárias, a entrada do protestantismo norte-americano no Brasil e sua influência na constituição do pensamento republicano brasileiro, de modo a explicar como se fez presente em uma das reformas mais significativas para o desenvolvimento da instrução pública paulista: a Reforma da Escola Normal de 1890, também conhecida como Reforma Caetano de Campos. O protestantismo é aqui utilizado como categoria de análise, isto é, como uma força simbólica capaz de, associada a outras condições conjunturais, pôr em movimento o processo de modernização da sociedade brasileira por meio da educação. Em outras palavras, o protestantismo será tomado como um das principais causas motivadoras de um determinado tipo de comportamento racional que teria propiciado à sociedade brasileira, neste período, novas significações conceituais a partir da circulação e apropriação de novos modelos. Nas últimas décadas do século XIX, evidenciaram-se profundas transformações internas e externas ao país que possibilitaram aos protestantes norte-americanos uma participação importante por meio de seus colégios e de sua relação com as elites progressistas de São Paulo que os viam como representantes típicos de um país republicano, livre e democrático. A permanência e o sucesso de suas iniciativas estiveram vinculados diretamente à relação de troca que se estabeleceu entre o desejo do protestantismo norte-americano de se fixar em terras brasileiras e o interesse dos republicanos paulistas no transplante de novas idéias e modelo de organização social.

Abstract

By taking an interdisciplinary approach to the examination of the literature and some primary sources, this study analyzes the introduction of North American (U.S.) Protestantism in Brazil and its influence during the constitution of Brazilian Republican thought. It explains how U.S. Protestantism left its mark on one of the most meaningful reforms for the development of Public Education in the State of São Paulo: the Normal School Reform of 1890, also known as the Caetano de Campos Reform. Protestantism is used here as a category of analysis, that is, as a symbolic force capable of putting in motion the process of modernizing Brazilian society by means of education. In other words, Protestantism is taken as a main motivating cause of a certain kind of rational behavior that rendered to the Brazilian society of that time new conceptual meanings through the circulation and appropriation of new models. In the last decades of the 19th century, profound internal and external changes were experienced, enabling the important participation of North American Protestants by means of their schools and by their relationship with the progressive elites of São Paulo, who saw them as typical representatives of a free and democratic Republic. The solidity and the success of their initiatives were directly linked to the exchange relationship that was established between Protestantism's desire to settle in Brazilian lands and the Republican's interest in the transference of new ideas and models of social organization.