Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS FUNDADA NA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO E NA PARCERIA COLABORATIVA

Orientador

Profa. Dra. ROSELI P. SCHNETZLER

Autor

JOSÉ PEDRO DE AZEVEDO MARTINS

Palavra chave

Educação Ambiental, Formação de Professores, Investigação-Ação, Parceria Colaborativa

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

26/02/2016

Nº Downloads

3026

Resumo

Neste trabalho eu desenvolvo a análise de um programa de formação continuada de professores fundado na investigação-ação e na parceria colaborativa visando inserir a educação ambiental crítica no ensino fundamental. Educação ambiental entendida como uma prática pedagógica que não se realiza sozinha, mas nas relações do ambiente escolar, na interação entre diferentes atores, conduzida não apenas por um sujeito, mas por um coletivo educador em processos socializantes e colaborativos que é crítica porque é emancipatória, contextualizadora das relações econômicas, políticas, sociais e culturais, que é contínua, permanente e visa a integração de conhecimentos reforçando um caráter permanente da educação ambiental. A investigação que forneceu as bases para este trabalho foi desenvolvida junto com professores da região Sul e Sudeste do Pará. Uma região caracterizada por um estado de degradação social e ambiental extremo provocado por impactos das mais diversas naturezas historicamente iniciados desde os primeiros conflitos humanos decorrentes do contato entre indígenas e colonos extrativistas no período colonial, passando pelos violentos episódios que marcaram o período da ditadura militar, denominado de a Guerrilha do Araguaia, chegando aos episódios atuais de expressivo desflorestamento, urbanização precária e assassinato de camponeses, sindicalistas e ambientalistas, gerado pelo conflito permanente de trabalhadores sem terras e ambientalistas de um lado e pecuaristas e madeireiros de outro, fruto de um modelo de exploração econômica perpetrado pelos governos atuais que ignora as características e dinâmicas ambientais e sociais da gente desse lugar. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguindo os princípios teóricos metodológicos da investigação-ação e da parceria colaborativa, referenciais deste trabalho, foi constituído o Grupo Universidade-Escola composto por 15 professores da escola básica, 3 professores universitários e 4 licenciandos com o propósito de desenvolver um processo de investigação da própria prática de ensino de temáticas ambientais em etapas sucessivas de diagnósticos, formação, planejamento, ensino escolar com registro de atividades e de reflexão crítica e colaborativa sobre as experiências de ensino. De forma colaborativa esse Grupo se reuniu durante um ano segundo três tipos de atividades: Oficinas de Formação e Diagnósticos (OFD), Ação Escolar de Ensino e Pesquisa (AEP) e Oficinas de Socialização das Experiências (OSE), todas elas videogravadas e transcritas. Ao analisar o desenvolvimento de quatro professores do Grupo e defender a tese de que a investigação-ação em parceria colaborativa sobre processos permanente de ensino de temas ambientais nas escolas com base nos princípios da educação ambiental crítica promove a formação de professores educadores ambientais críticos, cheguei a resultados que apontam no sentido de que os professores foram, paulatinamente, modificando suas práticas docentes inicialmente pontuais e compartimentalizadas, para práticas cujas temáticas socioambientais passam a ser abordadas considerando criticamente seus aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais potencializando um processo de melhoria do ensino escolar.

Abstract

On this project, I developed a teacher's continuing education program based on an action research and a collaborative partnership aiming the insertion of a critical environment education on elementary Schools. An environment education known as a pedagogical practice which does not performs alone, but among the school environment network, on the interaction between different peers, conducted not only by one subject, but by the educators as a whole, on socializing and collaborative processes which is considerate critical because it is emancipatory, contextualizing economic, political, social and cultural relations, which is continuous, permanent and aims the knowledge integration reinforcing a permanent environment education feature. The investigation used as foundation for this project was developed among professors from South and Southeast of the state of Pará, Brazil. A region characterized for an elevated degradation of its social and environmental status caused by impacts from several natures, historically started since the first human conflicts resulting from the contact between Indians and extractive settlers in the colonial period, going through violent episodes which marked the military dictatorship period, reaching current episodes of expressive deforestation, precarious urbanization and laborers, unionist and environmentalists assassination caused by the permanent conflict between landless laborers and environmentalists in one side and ranchers and lumbermen in the other, product of an economic exploitation modeled by the current government ignoring the people's environment and social dynamic characteristics of this area. Considering the action research and the collaborative partnership methodological theoretical principles, references of this project, a University-School Group was created for the development of this research composed by 15 basic schools teachers, 3 university professors and 4 graduates with the purpose of developing an investigation process of its own environmental theme education experience in successive stages of diagnostics, formation, planning, school education with records of activities and critical and collaborative reflections about the educational experiences. The Group met collaboratively during one year according to three types of activities: Diagnostics and Formation Workshop (OFD), Educational Operation of Teaching and Research (AEP) e Experiences Socialization Workshop (OSE), all of them transcribed and recorded. By defending that the action research in collaborative partnership about environment themed education permanent processes in schools based on critical environment education promotes the critical environment professors educators development, my results pointed that professors were gradually modifying their teaching manners, from specifics and compartmentalized to practices which the socio-environmental themes are approached considering critically its economic, social, political and cultural aspects strengthening a school education improvement process.