Visualização do documento
Título
A Escola Normal de Casa Branca: criação, instalação, saberes e práticas escolares (1912 – 1932)
Orientador
Prof. Dr. Thiago Borges de Aguiar
Autor
SIMONE MARIA MONTEIRO
Palavra chave
Escolas Normais. Casa Branca. Representações.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
25/02/2016
Nº Downloads
1406
Resumo
A Escola Normal de Casa Branca foi criada em 1912 e instalada em 1913, em um período de expansão das Escolas Normais no Estado de São Paulo. Este estudo analisa o percurso da Escola Normal Primária de Casa Branca desde a sua criação, instalação, seus saberes e práticas escolares, assim como os prédios utilizados durante o período de 1913 a 1932. Por meio de uma abordagem historiográfica, embasada pela História Cultural, fundamentada por Chartier (1990), por Magalhães (2004) e Nóvoa (1992) seguindo a relação da instituição com seu entorno, abordamos a trajetória da Escola Normal de Casa Branca nos seus primeiros anos. Trataremos das representações sobre o projeto civilizador estabelecido pelo regime Republicano ao redor da educação, refletido nas Escolas, consideradas “templos de civilização”, termo utilizado por Souza (1998), simbolizando importância destas instituições para o novo regime. Abordaremos a apropriação destas representações, em particular, pela população casabranquense em torno da Escola Normal. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a análise histórica das fontes, dialogando com diferentes documentos e registros levantados deste período. Foram trabalhadas as fontes encontradas no Museu e no arquivo permanente da Escola Estadual Dr. Francisco Thomaz de Carvalho – antiga Escola Normal; jornais locais do período pesquisado; Câmara Municipal; arquivos particulares; Casa da Cultura. A pesquisa foi dividida em três capítulos: perpassamos pela criação das Escolas Normais no Brasil, no Estado de São Paulo até a sua criação na cidade de Casa Branca; discorreremos sobre os saberes e as práticas escolares, percorreremos os edifícios que abrigaram a Escola Normal no período de 1913 a 1932 quando foi entregue a comunidade escolar o novo prédio escolar.
Abstract
The Normal School of the Casa Branca was established in 1912 and installed in 1913 in a period of expansion of Normal Schools in the State of São Paulo. This study analyzes the course of Primary Normal School of the Casa Branca since its creation, installation, their knowledge and school practices, as well as the buildings used during the period from 1913 to 1932. Through a historiographical approach, based for Cultural History, supported by Chartier (1990), Magellan (2004), Novoa (1992) following the relationship of the institution with its surroundings, we approach the trajectory of the Normal School of the Casa Branca in its early years. We will deal with representations of the civilizing project established by the Republican regime around education, reflected in the schools, which are "temples of civilization", a term used by Souza (1998), symbolizing the importance of these institutions to the new regime. We will discuss the appropriation of these representations in particular by casabranquense population around the Normal School. The methodology used for the study was the analysis of historical sources, dialoguing with different documents and records raised this period. The sources were worked found in the Museum and the permanent archive of the State School Dr. Francisco Thomaz de Carvalho - old Normal School; local newspapers of the period studied; Town hall; private files; Culture house. The research was divided into three chapters: we the creation of Normal Schools in Brazil, in São Paulo to its creation in the city of Casa Branca; will discuss the knowledge and school practices, we will cover the buildings that housed the Normal School in the period 1913-1932 when it was delivered to the school community the new school building.