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Título
MARKETING DE RELACIONAMENTO: O DIAGNÓSTICO DAS ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
Orientador
Profª. Drª. Teresa Dias de Toledo Pitombo
Autor
FREDERICO WITIER MAZZONETTO
Palavra chave
Marketing de relacionamento; fidelização; academias de ginástica.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
22/02/2016
Nº Downloads
1173
Resumo
Este estudo investigou quais são as estratégias de marketing de relacionamento utilizadas para a fidelização de clientes em academias de ginástica. Procedeu-se um estudo bibliográfico com a finalidade de subsidiar a sustentação teórica a respeito do assunto, na busca de conceitos, definições, bem como modelos metodológicos para a pesquisa. Optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, que por ter sido realizada em duas academias de ginástica da Cidade de Paracatu-MG, ficou caracterizado como um estudo multicasos. Um protocolo de observação orientou a coleta de dados das academias de ginástica, enquanto questionários foram aplicados aos clientes das academias com mais de um ano e meio de frequência. Essa pesquisa se limitou por se tratar de um estudo transversal e aos ambientes de pesquisa estudados, já que por se tratar de um estudo multicasos, aplica-se tão somente às particularidades das duas academias de ginástica estudadas no município de Paracatu-MG. Este trabalho evidenciou a importância para uma academia de ginástica em conhecer seu cliente e estabelecer com ele um relacionamento longo, duradouro e lucrativo. Por meio deste estudo foi possível estabelecer o perfil socioeconômico dos clientes das academias pesquisadas, assim como a satisfação dos mesmos com vários itens mensurados durante a pesquisa, além da obtenção de informações sobre a adesão prévia de serviços de outras academias, os motivos de abandono dos mesmos e os motivos para escolha daquela academia atual em particular. Também foi possível caracterizar os empreendimentos estudados, assim como obter sugestões para melhoria da qualidade dos serviços.
Abstract
This study investigates which the relationship marketing strategies utilized for customer loyalty at the gyms. It was proceeded a bibliographic study in order to support the theoretical framework on the subject in the search for concepts, definitions and methodological models for research. The option was an exploratory and descriptive research, carried out in two gyms from Paracatu city, Minas Gerais State, which characterized this research as a multicases study. An observation protocol guided the data collection in the academies, while questionnaires were applied to costumer of both academies with over one year and a half of frequency. This study was limited because it is a cross-sectional study and studied research environments, as for being a multicases study applies solely to the particularities of the two gyms studied in Paracatu, Minas Gerais. This work highlighted the importance for a gym to know your customer and to establish with him a long, lasting and profitable relationship. Through this study it was possible to describe the socioeconomic profile of the customers of the surveyed academies, as well as their satisfaction with various items measured during the search, in addition to obtaining information about the previous accession of other academies services, abandonment motives same and the reasons for choosing that current academy in particular. It was also possible to characterize the studied projects, as well as get suggestions for improving the quality of services.