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Título
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING COMO GERADOR DE VANTAGEM COMPETITIVA
Orientador
Prof.ª Drª. Teresa Dias de Toledo Pitombo
Autor
MARIANA VANESSA SANTA ROSA TALMELI
Palavra chave
Marketing; vantagem competitiva; sistema de informação de marketing.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
04/02/2016
Nº Downloads
927
Resumo
O presente estudo verificou como se realiza a administração mercadológica no setor de reposição de autopeças. Para isso, apresentou a dinâmica de distribuição do segmento e como são realizados os contatos com o cliente. Identificou-se como principal detentor de informações o representante de vendas, sendo este o primeiro elo de acesso ao cliente. Para tanto, focou-se na análise de marketing, em como suas ações podem auxiliar na busca de vantagem competitiva, e por fim foram abordados os benefícios que um sistema de informação de marketing gera ao processo de vendas. Verificou-se que a ação de captar dados mercadológicos apresenta ser desafiadora para o segmento, uma vez que não foram identificados estudos que analisam a utilização de um sistema informatizado para auxílio das ações de marketing. Este estudo está fundamentado na percepção de que é possível elaborar um sistema de informação de marketing no segmento de reposição de autopeças, utilizando a parceria da representação de vendas. Assim, o presente trabalho teve seu objetivo pautado em diagnosticar a viabilidade de implantar um sistema de informação de marketing como agregador de vantagem competitiva no setor de reposição de autopeças para veículos leves e pesados. Em termos de estratégia, esta investigação fundamentou-se em pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, por meio da amostragem de 51 respondentes do segmento. Assim, foi possível diagnosticar que os respondentes das representações de vendas consideram importante captar dados mercadológicos que posicionem a empresa em vantagem competitiva, a maioria são adeptos ao sistema de informação de marketing para o desenvolvimento da empresa no segmento de reposição de autopeças. O resultado encontrado comprovou a viabilidade da utilização do sistema de informação de marketing nesse segmento.
Abstract
This study verified how to perform the marketing management in the auto spare parts sector. To do it, introduced the segment distribution dynamics and how the customer contacts are carried out in this case study the tradesman. It was identified as the primary holder of information the sales representative, which is the first client access link. To this end, this study was focused on marketing analysis, how their actions can help in the search for competitive advantage, and finally, were treated the benefits that a marketing information system generates to the sales process. It was found that the action of collect market data is a challenge for the segment, since there were not identified studies that analyses the use of a computerized system to aid marketing actions. This study is based on the perception that it is possible to elaborate a marketing information system in the automotive replacement segment trough the partnership's sales representation. Thus, this work had his objective based in diagnosing the feasibility of implementing a marketing information system as a competitive advantage aggregator in the auto spare parts sector for light and heavy vehicles. As strategy, this research was based on qualitative research, case study type, trough the sampling of 51 segments of respondents. Thus, it was possible to diagnose that the respondents of sales representatives consider important to collect market data to position the company for competitive advantage, and all the respondents said that they would participate in a marketing information system for the company's development in auto spare parts segment. The results evidenced the feasibility of using the marketing information system in this segment.