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Título
DIAGNOSTICO DO ESTRESSE LABORAL E FADIGA EM GESTORES EDUCACIONAIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
Orientador
Profª. Drª. Yeda Cirera Oswaldo
Autor
ÉLIDE PALLOS DE BENEDICTO
Palavra chave
estresse laboral; fadiga; gestores.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
24/02/2016
Nº Downloads
884
Resumo
No Brasil, o estudo das psicopatologias relacionadas ao ambiente de trabalho – incluindo o estresse, burnout, fadiga e agentes estressores laborais - tem ganhado importância nos últimos anos. Entretanto, um campo de estudos ainda pouco explorado dentro dessa temática é o ambiente educacional, principalmente o ensino superior. Esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar os sintomas e fases do estresse e da fadiga, bem como os estressores laborais em gestores educacionais de uma instituição do ensino superior privada: a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Trata-se de uma pesquisa diagnóstica sobre as manifestações do estresse e da fadiga em gestores educacionais. Adotam-se as abordagens qualitativa e quantitativa. A amostra desta pesquisa é constituída de gestores educacionais do Centro de Economia e Administração da PUC-Campinas, que são: diretor geral, diretor adjunto, três diretores de curso, cinco integradores acadêmicos, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão, Coordenador do Programa de Mestrado em Sustentabilidade, totalizando assim doze participantes da pesquisa. Os resultados do estudo revelaram que um percentual significativo de gestores educacionais apresentou estresse e fadiga. Observou-se que todos os gestores educacionais que apresentavam estresse, também apresentavam fadiga. Verificou-se que em diversos participantes, apesar de não ter sido constatado o estresse e a fadiga, já apresentavam os sinais. Caso esses participantes não tenham conseguido reagir a essas diversas situações, poderão apresentar estresse e fadiga em breve. Esses resultados devem servir de alerta para que as instituições de ensino superior criem medidas concretas para impedir que tais manifestações prejudiquem a saúde e o desempenho dos gestores educacionais.
Abstract
In Brazil, the study of psychopathology related to the work environment - including stress, burnout, fatigue and work stressors - has gained importance in recent years. However, a field of study still little explored within this theme is the educational environment, especially higher education. This research aims to diagnose the symptoms and stages of stress and fatigue, as well as labor stressors in educational managers of a private higher education institution: the Catholic University of Campinas (PUC-Campinas). It is a diagnostic survey in educational managers about the manifestations of stress and fatigue, using qualitative and quantitative approaches. Our sample consists of educational managers of the Center for Economic and Management PUC-Campinas, which are: general director, deputy director, three course directors, five academic integrators, and coordinator of the Center for Research and Extension, Program Coordinator Master in Sustainability, totaling twelve research participants. The results of the study revealed that a significant percentage of educational managers showed stress and fatigue. It was observed that all education managers who had stress also showed fatigue. It was found that in many participants, despite having not been found stress and fatigue, they already showed signs. If such participants have failed to respond to these different situations, may experience stress and fatigue soon. These results should serve as a warning that higher education institutions establish concrete measures to prevent that such manifestations could bee a harmful to health and performance of educational managers.