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Título
DIAGNÓSTICO DA MOTIVAÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DA FACULDADE ATENAS DE PARACATU EM SUA ATUAÇÃO COMO GESTORES DE PESSOAS
Orientador
Profa. Dra. Graziela Oste Graziano Cremonezi
Autor
JORDANA VIDAL SANTOS BORGES
Palavra chave
Motivação. Gestor de pessoas. Instituição de ensino superior.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
22/01/2016
Nº Downloads
1131
Resumo
No Brasil, é notória a preocupação com a qualidade do ensino oferecido por Instituições de Ensino Superior (IES), e a necessidade de se investir, cada vez mais, neste segmento. Por essa razão, as faculdades têm os coordenadores como uma figura fundamental para a obtenção do sucesso de cada curso. Os coordenadores de curso dentro de uma IES são especialistas que procuram ter uma visão ampla para identificar as necessidades de sua equipe. O papel do coordenador está associado a uma visão transformadora e a um perfil motivador que, consequentemente, são características importantes para o desenvolvimento do seu grupo. Estar motivado é um processo que envolve o ser humano e o faz estar disposto a executar algo. Partindo deste viés, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar quais fatores levam o coordenador de curso a motivar a sua equipe na Faculdade Atenas de Paracatu. A pesquisa embasou-se em uma revisão bibliográfica fundamentada sobre o assunto. Com o intuito de levantar os dados e atingir os objetivos, aplicou-se um questionário com perguntas específicas. Os questionários foram entregues aos coordenadores para que eles respondessem as perguntas. No total, foram aplicados 09 (nove) questionários aos coordenadores de curso da referida instituição. Observou-se, portanto, que o reconhecimento, tanto por parte da IES quanto por parte dos alunos, é considerado pelos coordenadores como fator motivacional. Verificou-se também que os coordenadores sentem-se motivados em relação aos seus cursos e que influenciam os seus liderados a ponto de trazerem melhorias para o curso. O resultado mostra que 90% dos coordenadores acreditam estar motivados com seus cursos, enquanto 10% dos colaboradores encontram-se razoavelmente motivado. Constatou-se, com este estudo, que a IES disponibiliza de recursos para uma gestão de qualidade, bem como, oferece suporte para que os coordenadores exerçam sua função com presteza, qualidade, cordialidade e competência.
Abstract
In Brazil, one notes the concern with the quality of education offered by higher education institutions (HEI), and the need to invest increasingly in this segment. For this reason, the colleges have the coordinators as a fundamental figure for obtaining the success of each course. Course coordinators within an HEI are specialists who seek to have a broad overview to identify the needs of your team. The role of the coordinator is associated with a transforming vision and a motivator profile consequently are important features for the development of their group. Being motivated is a process that involves the human being and is being willing to run something. Given this bias, the present work is to investigate which factors lead the course coordinator to motivate his team in the School of Athens Paracatu. The research underwrote in a literature review based on the subject. In order to get the data and achieve the goals, we applied a questionnaire with specific questions. Questionnaires were given to the coordinators for them to answer the questions. In total, we applied nine (09) questionnaires to course coordinators of the institution. There was, therefore, that the recognition by both the IES and by the students, is considered by engineers as a motivational factor. It was also found that the coordinators are motivated towards their courses and influencing their team about to bring improvements to the course. The result shows 90% of the engineers believe is motivated by their courses, while 10% of employees are fairly motivated. It was found, with this study, the IES provides resources for quality management as well as support to the coordinators exercise their function with promptness, quality, friendliness and competence.