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Título
MARKETING ESPORTIVO: CAPTAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE ALUNOS EM INSTITUTOS EDUCACIONAIS DO NOROESTE DE MINAS
Orientador
Profa. Drª. Rosana Borges Zaccaria
Autor
MARIA APARECIDA ALVES DA SILVA
Palavra chave
marketing de relacionamento, consumidor, prática esportiva, captação e fidelização.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
22/02/2016
Nº Downloads
763
Resumo
Este estudo poderá contribuir com respostas úteis para a elaboração do planejamento curricular das escolas particulares, com o objetivo de se criarem estratégias para agregar valor, diferencial competitivo, por meio da fidelização e retenção dos alunos. Foram realizadas ponderações sobre a prática esportiva como ferramenta de promoção de marketing nas instituições educacionais. Para isso partiu-se do objetivo geral, que consistia em proporcionar a análise junto a cinco escolas das redes privada e pública do Noroeste de Minas Gerais, e verificar de que forma a prática esportiva, desenvolvida através das aulas extras de educação física, influencia na tomada de decisão de pais e alunos na escolha da instituição de ensino, bem como a utilização da prática esportiva nas atividades de marketing. Diante desse objetivo geral foram estabelecidos três objetivos específicos: a identificação de como a prática esportiva, através da educação física, pode influenciar na decisão de escolha do aluno; o reconhecimento das principais vivências esportivas que influenciam os alunos na escolha da instituição e a verificação da prática esportiva como fator de acréscimo na demanda para as instituições, na retenção e captação de alunos. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo junto a quatro escolas do ensino fundamental da rede privada e uma escola pública do Noroeste de Minas Gerais, abordando de forma empírica uma percepção por parte de pais e alunos sobre o poder e o potencial da prática esportiva, através das aulas extras e vinculadas ao marketing educativo, enquanto componente do composto de serviços e como instrumento de promoção para a consolidação da imagem e da marca da instituição. Apurou-se que em todas as instituições investigadas as modalidades esportivas são utilizadas com instrumento de marketing na busca pela adesão de alunos e fidelização dos já existentes. Os entrevistados concordam, em níveis diferentes, que a presença de esportes na escola, além das aulas regulares, é um grande atrativo e influencia na escolha da escola na hora da matricula.
Abstract
This study can contribute with useful answers to elaborate the curricular planning at private schools, with the objective to create strategies to add value, competitive deferential, through the loyalty and retention of students. Some considerations were done about sporting practise as a marketing promotion tool in the educational institutions. We started from the general objective, which consisted in providing the analysis together with five schools from the private and public networks from the northwest of Minas Gerais, verify in which form the sports practise, developed through extra lessons of Physical Education influences in the decision taking of parents and students when choosing the educational institution, as well as the utilization of the sports practise in the marketing activities. In face of this general objective it was established three specific objectives: the identification as the sports practise, through the Physical Education, can influence on the choice decision of the student; the acknowledge of the main sport experiences that influence the students when choosing the institution and the verification of the sports practise as an increasing generator on the demand to the institutions, as retention and catchment of students. It was made a field study together with four private schools of the Fundamental Education and one public school from the Northwest of Minas Gerais, approaching empirically a perception restricted from the part of the school managers about the power and potential of the sports practise through the extra lessons and attached to the educational marketing, while component of the service packs and as an instrument to promote and consolidate the image and brand of the institution. It was found out that all investigated institutions as sports modality are used as a marketing instrument in search for the adhesion of students and loyalty from the ones that already exist in the school. The people interviewed agree, in different levels, that the presence of sports at school, besides the regular lessons, is a great attractive and influence in the choosing of the school in which the student want to attend.