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Título
A certificação ABIC como estratégia de marketing no processo de compra pelo consumidor de Paracatu/MG
Orientador
Profª. Drª. Teresa Dias de Toledo Pitombo
Autor
Douglas Yamamoto
Palavra chave
Café; Certificação; Marketing; Consumidor; Estratégias.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
22/02/2016
Nº Downloads
809
Resumo
O presente trabalho refere-se ao estudo da relevância da certificação de Pureza ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) no processo de decisão de compra do produto café torrado e moído, pelo consumidor na Cidade de Paracatu/MG. Dessa maneira a pesquisa, teve por objetivo, compreender e analisar se a certificação de Pureza ABIC tem sido uma forma efetiva de estratégia frente ao marketing pelas indústrias de torrefação e moagem de café, em suas práticas de divulgação de seus produtos, como diferenciação, em detrimento a outros cafés entrantes que não possuem tal certificação. A fim de atender ao objetivo proposto foi realizada uma revisão de literatura que buscou fundamentar o tema e, em seguida deu-se a pesquisa de campo, na qual foram aplicados 401 questionários a consumidores de café do comércio local. O instrumento de pesquisa utilizado pretendeu investigar o perfil dos diversos consumidores, escolhidos de forma aleatória nos comércios varejistas da Cidade de Paracatu/MG. Após coletadas tais informações, os dados foram tabulados com objetivo de elaborar respostas à problemática ora lançada. Para apresentação gráfica optou-se por gráficos, de modo que os resultados sejam compreendidos mais claramente. Apurou-se que a maioria dos respondentes são consumidores de uma quantidade razoável de café, casados, com idade superior a 30 anos, conhece o Selo de Pureza ABIC, mas não o vê como principal fator de decisão de compra, pois os outros fatores mais citados foram preço e marca.
Abstract
This paper refers to the study of the relevance of ABIC Purity certification (the Brazilian Association of Coffee Industry) in the purchase decision process of the product roasted and ground coffee by the consumer in the city of Paracatu / MG. In this way the research aims at to understand and analyze if the Purity ABIC certification has been an effective strategy way to front the marketing by roasting and grinding coffee industries in its disclosure of its products practices such as differentiation in detriment of others incoming coffees that do not have such certification. In order to attain the proposed objective was conducted a literature review which sought to justify the issue and then gave up a field survey, in which 401 questionnaires were applied to local trade coffee consumers. The research instrument intended investigate the profile of many consumers, chosen randomly in retail trades of the city of Paracatu / MG. After collected such information, the data were tabulated in order to prepare answers to the problems now released. For graphical presentation it was chosen graphics, to make the results more clearly intelligible. It was found that most respondents are consumers of a fair amount of coffee, married, older than 30 years, knows the ABIC Purity Seal, but do not see it as buying decision factor. Respondents allege decide to purchase for the price, taste and brand.