Visualização do documento
Título
Esporte, lazer e cultura: os significados dos projetos de esporte e lazer do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Januária para alunos participantes e não participantes
Orientador
Profa. Dra. Cinthia Lopes da Silva
Autor
Romualdo Ferreira dos Santos
Palavra chave
Atividades Esportivas; Atividades de Lazer; Educação Física e Treinamento; Cultura; Sociologia.
Grupo CNPQ
Programa
MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
12/02/2016
Nº Downloads
1241
Resumo
Este trabalho tem por objetivos: 1) analisar o esporte e o lazer a partir de um referencial sociocultural; 2) identificar e analisar os significados dos projetos de esporte e de lazer do IFNMG – Campus Januária para alunos participantes e não participantes de tais projetos. Nos últimos anos, os escolares têm sido incentivados a participar de competições promovidas por diversos órgãos dos governos municipais, estaduais e federais. Porém, para as competições, o número de alunos participantes é limitado, sendo necessária uma seleção dos participantes para os eventos esportivos. Em meio a esse processo, existem os projetos de esporte e lazer nos Institutos Federais que oferecem uma diversidade de práticas corporais, após as atividades escolares, que são entendidas pela comunidade escolar como mais uma opção de atividades no contexto do lazer. Não podemos negar que o esporte na escola é um dos elementos da cultura preferidos por alguns alunos e tido como um dos principais conteúdos nas aulas de Educação Física. Por outro lado, no contexto do lazer, o esporte é também presente no cotidiano da maioria das atividades dos alunos, sendo parte dos interesses físico-esportivos do lazer. Será que tais projetos esportivos e de lazer que exigem a regularidade do aluno e eficiência deles em relação aos treinamentos e às competições podem ser considerados como parte das atividades do contexto do lazer? Como procedimento metodológico foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, com aproximações a pesquisa de tipo etnográfica, fundamentada em autores da Antropologia e da Educação Física, caracterizando este estudo como qualitativo. A pesquisa de campo foi realizada com quarenta alunos da terceira série dos cursos de Agropecuária e Informática, divididos em dois grupos, sendo um composto por dez meninas e dez meninos participantes e o outro por dez meninas e dez meninos não participantes dos projetos de esporte e lazer do IFNMG – Campus Januária. As técnicas utilizadas na pesquisa foram entrevista semiestruturada, questionário e observação participante. Os principais resultados desse trabalho foram: com relação ao esporte, os participantes dos projetos do campus revelaram que o principal interesse está em fazer parte das equipes de treinamento, já que as competições estão associadas à possibilidade de viagens fora da cidade. Os não participantes, em sua maioria, afirmam praticar outras formas de esporte fora da instituição, além de outras atividades no contexto do lazer. Esse último grupo de alunos também valorizaram os projetos de esporte e lazer da instituição. Quanto às meninas não participantes, a não participação nos projetos revelou estar relacionada a construção cultural de seus papeis sociais. Os significados que os alunos dos dois grupos, participantes e não participantes, atribuem aos projetos de esporte e lazer do Campus Januária está associado a oportunidades de competir, de viajar e de ampliar o seu círculo de sociabilidade. As respostas dos entrevistados levam-nos a compreender que as atividades desenvolvidas nos projetos da instituição investigada são consideradas como parte do contexto do lazer.
Abstract
This work has the following objectives: 1) analyzing sport and leisure from a sociocultural perspective; 2) identifying and analyzing the meanings of the leisure and sport projects of IFNMG - Campus Januaria, for students who are participating and who are not in such projects. In recent years, the students have been encouraged to participate in competitions fostered by federal, state and city government entities. However, as the number of participants is limited, there is a selection of the ones who will take part in competitions. Amid this process, there are leisure and sport projects in Federal Institutions which offer a variety of body practices after regular school hours, which are understood by students as one more option of leisure. On the one hand, we cannot deny that sport at school is one of the main cultural elements for some students and it is considered one of the main contents from Physical Education classes. On the other hand, in a leisure context, sport is also present in the routine of most students. Will be these sporting and leisure projects that demand efforts of students like regularity, efficiency, training and competition considered as a part of leisure context? Bibliographic and field researches were carried out as a methodology procedure, with approximations to ethnographic research, based on Physical Education and Anthropology authors, thus characterizing this study as qualitative. The field research was carried out with 40 students from the senior year of the Farming and Computing courses, divided into two groups. One group was formed by ten female students and ten male students who were participants, and the other group was formed by ten female students and ten male students who were not participants in the sport and leisure projects of IFNMG - Campus Januaria.The techniques used in the research were semi structured interviews, questionnaires, and participant observation. The main results from this work were: when related to sport, the participants' main interests were taking part in the training teams because of the possibility of traveling to other cities. Most of the ones who were not participants said they practiced other forms of sport outside the institution, beside sother leisure activities. They also valued the sport and leisure projects inside campus. As to the female non-participants, their lack of participation is due to the cultural construction of their social roles. The meanings of the projects for both participants and non-participants were related to the opportunity of competing, traveling and widening their social network. The interviewees’ answers enable us to understand that the activities developed in the projects of the investigated institution are considered as a part of the context of leisure.