Visualização do documento
Título
GREEN SUPPLY CHAIN MANAGEMENT NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA
Orientador
Prof. Dr. Silvio Roberto Ignácio Pires
Autor
LINEIA JOLLEMBECK LOPES
Palavra chave
gestão da cadeia de suprimentos verde; gestão da cadeia de suprimentos sustentável; desempenho ambiental.
Grupo CNPQ
Programa
DR - ADMINISTRAÇÃO
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
24/02/2017
Nº Downloads
1034
Resumo
Considerando que a sustentabilidade está cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas, dos governos e da sociedade, este trabalho investiga a questão ambiental das operações em cadeias de suprimentos do setor automobilístico brasileiro. Esse setor foi selecionado tendo em vista a sua importância econômica no mercado nacional, assim como por envolver grandes e globalizadas cadeias de suprimentos. Apesar da atenção crescente ao tema, principalmente no âmbito internacional, poucos estudos foram ainda desenvolvidos e divulgados no Brasil. Com base nessa constatação, esta pesquisa teve como principal objetivo identificar quais as práticas de Green Supply Chain Management (GSCM) mais usualmente consideradas em trabalhos científicos internacionais e avaliar quais delas são adotadas e mais influenciam o desempenho ambiental das empresas/cadeias de suprimentos do setor automobilístico brasileiro. Visando o alcance desse objetivo, a pesquisa foi dividida em duas fases. A primeira foi uma pesquisa qualitativa através de estudo Delphi realizada junto aos pesquisadores nacionais do tema e profissionais de empresas do setor automobilístico brasileiro. A segunda foi uma pesquisa quantitativa do tipo Survey realizada junto às empresas do setor automobilístico brasileiro filiadas às associações ANFAVEA, ABIPEÇAS/SINDIPEÇAS e ANIP. Os resultados obtidos na primeira etapa da pesquisa sugerem que a realidade do setor automobilístico brasileiro está alinhada com a realidade das organizações e estudos realizados internacionalmente sobre a GSCM. Adicionalmente, um dos pontos mais significativos dessa primeira etapa refere-se a não validação da variável referente à incidência de multas relativas aos acidentes ambientais, sendo que esse fato pode estar fortemente associado ao baixo nível de cobrança efetiva de multas ambientais pelo governo brasileiro. Quanto à segunda etapa da pesquisa (survey), os resultados se mostraram também alinhados com a literatura sobre o tema e que, mais especificamente, a prática de Gerenciamento Ambiental Interno é a mais adotada pelas empresas pesquisadas. A variável de pesquisa relacionada à venda de materiais usados e sucatas apresentou o maior nível de adoção, resultado que consolida quase que na totalidade a adoção dessa variável pelas empresas pesquisadas. Já a prática da Colaboração na Cadeia de Suprimentos foi a menos adotada. Também, e em concordância com a literatura, uma das variáveis com menor nível de adoção foi a relacionada com a análise do ciclo de vida dos produtos, sendo que essa é mais adotada pelas empresas fabricantes de pneus. Tal fato pode ser explicado pelo pneu ser um dos itens dos automóveis com impacto ambiental mais visível e significativo, tanto na extração de recursos naturais quanto ao seu destino final. Adicionalmente, a certificação ISO 14001 se mostrou como um dos requisitos para as empresas que pretendem adotar as práticas de GSCM, tendo em vista a significante diferença nos níveis de adoção dessas práticas entre as empresas certificadas e não certificadas. Destaca-se também a contribuição deste estudo na redução dos gaps de pesquisa encontrados na literatura nacional sobre o tema GSCM, mais especificamente, estudos relacionados com a maturidade da gestão ambiental e a adoção das práticas de GSCM.
Abstract
Considering that sustainability is increasingly present on a daily basis in organizations and their stakeholders, this study investigates the environmental issue concerning the operations within the supply chains of the Brazilian automotive industry. This sector was selected for the study, considering its economic importance in the domestic market, as well as for involving large and globalized supply chains. Despite the growing attention on the subject, mainly at the international level, few studies have been still developed and published in Brazil. Based on this fact, this research aimed to identify the most frequently implemented Green Supply Chain Management (GSCM) practices on worldwide context, as well as evaluate which ones are adopted and most influence the environmental performance of companies/supply chains in the Brazilian automotive industry. Aiming this goal, this research was divided in two stages. The first one was a qualitative research through a Delphi study conducted along with the Brazilian researchers on the subject, and several professionals from the domestic automotive industry. The second one was a quantitative survey research, conducted together with the companies from the Brazilian automotive industry, affiliated to ANFAVEA (Brazilian Automakers Association) and ABIPEÇAS/SINDIPEÇAS (Brazilian Autoparts Association). The research results from the first stage suggest that the Brazilian automotive industry is aligned with the reality of the international organizations and studies concerning to the GSCM. Additionally, one of the most significant points of this first stage refers to the non-validation of the variable related to the incidence of fines regarding environmental accidents. This fact may be strongly associated with the low effective level of environmental fines collection performed by the Brazilian government. With respect to the second stage of the research (survey), the research results also showed that it is aligned with the literature about the subject. More specifically, the Internal Environmental Management practice is more adopted for the researched companies as well as the practice of Supply Chain Collaboration is the less adopted. The research variable related to the scrap sales and used materials presented the highest level of adoption, this result consolidated the adoption of this variable by companies surveyed. Additionally, and in agreement with the literature, one of the research variables with the lower adoption degree is related to a product life cycle analysis, which is more used for tire manufacturers. This fact can be explained because the tire is one of the items of vehicles with more visible and significant environmental impact, both in the extraction of natural resources and in their final destination. Moreover, ISO 14001 certification has proved to be one of the requisites for companies that intend to adopt the GSCM practices, given the significant difference of the adoption level among the certified and non-certified companies. It also stands out the contribution of this study to the reduction of research gaps in the Brazilian literature regarding the GSCM, more specifically, studies considering the maturity of environmental management and the adoption of the GSCM practices.