Visualização do documento
Título
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientador
PROFª. DRª. IDA CARNEIRO MARTINS
Autor
BIANCA GRANZOTO
Palavra chave
Licenciatura em Educação Física; Prática como Componente Curricular; Formação de professores.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
20/02/2017
Nº Downloads
2616
Resumo
Esta dissertação analisa e discute a concepção dos docentes a respeito da Prática como Componente Curricular (PCC) em cursos de Licenciatura em Educação Física e o que eles dizem sobre como desenvolvem as suas práticas educativas relativas a esse componente que deve compor a matriz curricular. Os dados desta pesquisa foram construídos a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco docentes dos cursos de Educação Física em Licenciatura. Por meio de análise qualitativa interpretativa básica de tais transcrições foi possível organizar as informações em três grandes categorias temáticas: i) como se encontra a formação do professor de Educação Física na visão dos docentes; ii) a concepção dos docentes sobre a PCC; iii) como os docentes desenvolvem a PCC. Os dados foram analisados e interpretados à luz de contribuições teóricas sobre a concepção e o desenvolvimento da PCC, particularmente na formação inicial de professores de Educação Física. Os resultados demonstram a dificuldade dos docentes em compreender a PCC, pois de acordo com eles esse componente se confunde com a prática do movimento ou prática do ensinar a ensinar. Os modos de distribuição e desenvolvimento da PCC não demonstraram um avanço significativo na formação teórico-prática dos professores de Educação Física. Acredita-se que a efetivação da PCC nos cursos de formação de professores poderá ocorrer por meio de projetos integradores que promovam a participação de professores e alunos da Educação Básica, assim como discussões e reflexões juntamente com os docentes do curso do início até o fim da formação do futuro professor de Educação Física.
Abstract
This master’s thesis aimed to identify the professor’s conception about Practice as a Curricular Component (PCC) in undergraduate courses in Physical Education and how they develop their educational practices related to this component. The data of this research were constructed from semi-structured interviews carried out with five professors of the Physical Education undergraduate courses. After data qualitative analysis, it was possible to organize the information in three broad thematic categories: i) from the perspective of Physical Education professors, how is the Physical Education teachers’ education; ii) the professors’ conception about PCC; iii) how professors develop the PCC. The data were analyzed and interpreted in the light of theoretical contributions on the conception and development of the PCC, particularly in the initial educational training of Physical Education teachers. Results showed that professors have difficulties in understanding practice as a curricular component, which is being misunderstood as practical movement or practice of teaching to teach. The way PCC is distributed through de curriculum of Physical Education undergraduate courses and its development do not allowed a significant progress in theoretical and practical educational training of future Physical Education teachers. It is believed that the implementation of the CCP in teacher training courses may take place through integrative projects that promote participation of teachers and students in Basic Education, as well as discussions and reflections with the teachers from the beginning to the end of the undergraduate course.