Visualização do documento
Título
ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA: abordagens e métodos na concepção de professores
Orientador
Profa. Drª. Glaucia Uliana Pinto
Autor
IONE BRANDÃO VIANA
Palavra chave
Perspectiva Histórico-Cultural. Língua Espanhola. Métodos de Ensino.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
20/02/2017
Nº Downloads
925
Resumo
O objetivo principal deste estudo foi investigar qual a percepção dos docentes perante os diferentes métodos de ensino e dificuldades enfrentadas no ensino da língua espanhola. Trata-se de um caminho a seguir para melhor compreensão sobre o assunto, amparado pela perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Para tal, realizou-se pesquisa bibliográfica e discussão do referencial teórico assumido, além de entrevistas semiestruturadas com quatro professoras que ministram aulas de língua espanhola por mais de dez anos, atuando em distintos ambientes de trabalho: escola particular, Fatec, CEL e escola de idiomas. Para organização dos dados das entrevistas e posterior análise, foram estabelecidos cinco eixos temáticos: perfil profissional das professoras; metodologia de trabalho e concepções subjacentes; utilização e concepções das professoras sobre material didático; participação dos alunos; dificuldades enfrentadas perante a prática pedagógica e modos de superá-las. O trabalho evidenciou que a prática pedagógica demanda reflexão e problematizações para alcançar seus objetivos, num processo que envolve a escola, o sistema de ensino, o aluno e a participação do docente. Os professores seguem ordenamentos pedagógicos e passam por formação inicial que não atende pontos formativos cruciais, ou seja, clareza sobre as diferentes correntes pedagógicas que tencionam o sistema educacional e suas concepções sobre ensinar e aprender, o que pode ser buscado com a formação continuada, articulada a realidade social e que possibilite ao profissional constituir sua identidade, para não ser um mero transmissor de conhecimentos e de fato contribuir para a qualidade do ensino dentro da realidade social. Entende-se que o papel do professor é ensinar, difundir conhecimentos, dialogar, discutir e debater com seus alunos a importância do conhecimento para a vivência no mundo de hoje. Para tanto, exige-se preparação adequada e uma atuação amparada pelas abordagens de ensino e aprendizagem, como um conjunto de pressupostos correlacionados para que se compreenda melhor tais processos, além da adoção de métodos e técnicas relacionadas. O trabalho mostrou ainda que os professores, na prática, acabam não seguindo rigidamente um único método, e tornando-se ecléticos, agindo de modo mais circunstancial do que teórico, pautados inclusive em ideias do senso comum, pouco críticas dos problemas de sala de aula. Contudo, os dias atuais demandam enfrentar desafios cada vez mais complexos, ser versátil e flexível enquanto professor, com maior participação do aluno. Entretanto, a prática é apresentada na perspectiva das professoras entrevistadas sobre abordagens e conceitos do processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola sob o aspecto tradicional, refletindo em limitações tanto para a prática do ensino como na aprendizagem. Portanto, buscar alterativas que possam impactar em melhorias nas propostas de ensino permanece um desafio.
Abstract
The main objective of this study was to investigate the teachers' perception regarding the different teaching methods and difficulties faced in the teaching of the Spanish language. It is a way to follow for a better understanding on the subject, supported by the historical-cultural perspective of Vygotsky. To this, a bibliographic research and discussion of the theoretical framework was carried out, as well as semi-structured interviews with four teachers who taught the Spanish language for more than ten years, working in different working environments: private schools, Fatec, CEL and school of Languages. To organize the interview data and subsequent analysis, five thematic axes were established: the professional profile of the teachers; working methodology and underlying concepts; use and conceptions of teachers on didactic material; student participation; difficulties faced by pedagogical practice and ways of overcoming them. The work evidenced that the pedagogical practice demands reflection and problematizations to reach their objectives, in a process that involves the school, the education system, the student and the participation of the teacher. Teachers follow pedagogical orders and undergo initial training that does not meet crucial formative points, that is, clarity about the different pedagogical currents that intend the educational system and its conceptions about teaching and learning, which can be sought with the continuous formation, articulated to the social reality and that enables the professional to constitute their identity, so as not to be a mere transmitter of knowledge and indeed to contribute to the quality of teaching within the social reality. It is understood that the role of the teacher is to teach, spread knowledge, dialogue, and discuss with students the importance of knowledge for living in today's world. In order to do so, it requires adequate preparation and action supported by teaching and learning approaches, as a set of correlated assumptions to better understand such processes, as well as the adoption of related methods and techniques. The work also showed that teachers, in practice, end up not following strictly a single method, and becoming eclectic, acting in a more circumstantial way than theoretical, based on common sense ideas, uncritical of classroom problems. Today, however, they face increasingly complex challenges, being versatile and flexible as a teacher, with greater student participation. However, the practice is presented in the perspective of the teachers interviewed about approaches and concepts of the teaching-learning process of the Spanish language under the traditional aspect, reflecting in limitations both for teaching practice and learning. Therefore, seeking alternatives that may impact on improvements in teaching proposals remains a challenge.