Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Orientador

PROFª DRª ANDREZA BARBOSA

Autor

VANESSA MORAES ABDALA GUARDA

Palavra chave

Formação de Professores. Formação Continuada. Trabalho Docente. Condições de Trabalho Docente.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

24/02/2017

Nº Downloads

1247

Resumo

O interesse pela formação continuada de professores tem sido cada vez maior ao longo dos últimos anos. Porém, ao considerar que as condições de trabalho docente, influenciadas pela organização escolar, exercem influências no processo de formação continuada, fica claro o quanto esse processo constitui-se num desafio, de forma a contribuir real e significativamente para o desenvolvimento profissional docente e, consequentemente, ainda que não isoladamente, com a melhoria do ensino e qualidade social da educação. Considerando tal contexto, o presente estudo buscou investigar, a partir do olhar de professores e coordenadores pedagógicos, como são praticadas as ações de formação continuada nas escolas de ensino fundamental e quais as ações são propostas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), analisando como as condições de trabalho docente influenciam a prática desta formação. A realização da presente pesquisa justifica-se pela importância e necessidade de aprofundamento da discussão sobre a relação entre a formação continuada, o trabalho docente e, mais especificamente, as questões das condições de trabalho, partindo do princípio que se conhece pouco sobre o trabalho que é realizado nas escolas e pelas escolas, assim como, pela própria SME, no que se relacionam a esses três elementos. Para dar conta disso, além da revisão de literatura sobre a temática, foram propostas entrevistas semiestruturadas junto a quatro coordenadoras pedagógicas e oito professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de quatro escolas municipais de Piracicaba e, também, foram realizadas análises de leis e documentos oficiais que permitissem compreender a temática investigada no município. Apesar da pesquisa enfatizar, inicialmente, a questão da formação continuada praticada na rede municipal de educação de Piracicaba, as informações coletadas, sobretudo por meio das entrevistas, sinalizaram a necessidade de redirecionar o olhar para a questão da organização escolar. Nesse sentido, os resultados deste estudo apontam que, com as reformas educacionais implementadas, sobretudo nos anos 90, a organização escolar foi alterada expressivamente, impondo novas formas e conteúdos a serem ensinados, assim como, trazendo novas exigências para os profissionais da educação e modificando significativamente o trabalho docente, o que faz com que a formação ganhe centralidade, pois por meio dela é que os professores devem apropriar-se do conteúdo das reformas de modo a adequarem-se a ele. Apesar disso, as condições de trabalho que as professoras da rede municipal de educação de Piracicaba possuem dificultam tal formação e praticamente impossibilita a formação centrada na escola, modalidade esta de formação que privilegia a colaboração e os saberes da experiência, propondo-se horizontal e considerando as necessidades dos professores. Este estudo torna evidente a existência do trabalho prescrito e do controle do trabalho docente, sendo que os HTPCs, que poderiam ser espaços para a realização da formação centrada na escola, são colonizados pelo trabalho prescrito pela SME, desconsiderando as necessidades das escolas e dos professores. Em suma, esta pesquisa aponta a alteração na organização escolar e a colonização do trabalho pelas demandas das reformas educacionais, que dificultam a formação centrada na escola, e mostra que a formação praticada na SME consiste em uma formação concebida como ações isoladas, cuja função é suprir déficits em relação à formação inicial, à fragmentação entre teoria e prática.

Abstract

The interest in continuing teacher education has been increasing over the last few years. However, when considering that the conditions of teaching work, influenced by the school organization, influence the process of continuing education, it is clear how this process is a challenge, in order to contribute significantly and significantly to the professional development of teachers and, Consequently, although not alone, with the improvement of education and the social quality of education. Considering this context, the present study sought to investigate, from the perspective of teachers and pedagogical coordinators, how the actions of continuing education in primary schools are practiced and what actions the Municipal Education Department (SME), analyzing how the teaching work conditions influence the practice of this training, proposes. The present research is justified by the importance and necessity of deepening the discussion about the relationship between continuing education, teaching work and, more specifically, working conditions, assuming that little is known about the work that Is carried out in schools and in schools, as well as by SME itself, as far as these three elements are concerned. To account for this, in addition to a review of the literature on the subject, semi-structured interviews were proposed with four pedagogical coordinators and eight teachers from the initial years of elementary education at four municipal schools in Piracicaba, as well as analyzes of laws and official documents that allowed to understand the thematic investigated in the municipality. Although the research initially emphasized the issue of continuing education practiced in the municipal education network of Piracicaba, the information collected, especially through interviews, signaled the need to redirect the look to the issue of school organization. In this sense, the results of this study indicate that, with the educational reforms implemented, especially in the 1990s, the school organization was significantly modified, imposing new forms and contents to be taught, as well as bringing new demands to education professionals and modifying Teacher work, which makes the training gain centrality, because through it is that teachers must appropriate the content of the reforms to suit it. In spite of this, the working conditions that the teachers of the municipal education network in Piracicaba have made such formation difficult and practically impossible for school-centered training, a form of training that privileges collaboration and knowledge of experience, proposing itself horizontally and considering the needs of teachers. This study makes evident the existence of prescribed work and the control of teaching work, and HTPCs, which could be spaces for the realization of school-centered training, are colonized by the work prescribed by the SME, disregarding the needs of schools and teachers. In sum, this research points to the alteration in school organization and the colonization of work by the demands of educational reforms, which hinder school-centered training, and shows that the training practiced in the SME consists of a formation conceived as isolated actions whose function is Deficits in relation to the initial formation, the fragmentation between theory and practice.