Visualização do documento
Título
NOVOS OLHARES SOBRE A RELAÇÃO CINEMA E EDUCAÇÃO: INTRODUÇÃO DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA ESCOLA A PARTIR DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DE UM CINECLUBE
Orientador
PROFA. DRA. MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO
Autor
CLAUDINEI CÉSAR DE ARRUDA
Palavra chave
arte na escola; cineclube; cinema e educação; linguagem cinematográfica.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
03/03/2017
Nº Downloads
2865
Resumo
São muitos os estudos que abordam as possíveis relações entre o cinema e a educação, apontando para a relevância da inserção da linguagem cinematográfica na escola. Entretanto, ao nos questionarmos acerca da utilização do cinema no espaço escolar – considerado aqui, no singular, em referência direta à unidade que contribuiu com o desenvolvimento desta pesquisa – deparamo-nos apenas com a instrumentalização do mesmo, enquanto recurso voltado à ilustração de conteúdos associados aos componentes curriculares. Partindo desta constatação, verificada nas respostas dos alunos participantes, elaboramos uma proposta de trabalho que teve como objetivo, possibilitar o contato com a dimensão artística do cinema, através da experimentação e da produção de filmes. Pretende-se, então, apresentar os filmes produzidos por estudantes de Ensino Fundamental (EF II) que frequentam o cineclube de uma escola pública municipal. Serão analisados os depoimentos conferidos pelos alunos acerca das experiências vivenciadas com o processo de elaboração e de apreciação. Não descartamos, na condição de prática educativa, a utilização do cinema na ilustração de conteúdos, mas é preciso que o cinema também seja considerado como uma arte. Reconhecemos, neste sentido, a relevância das experiências voltadas à criação e que se propõe à realização de pequenos filmes. Suscitar o ato criativo na escola implica em dar voz aos jovens e ouvir o que eles têm por dizer, condição elementar quando consideramos a complexidade dos fenômenos educativos e das relações que envolvem o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract
There are many studies that approach the possible connections between the cinema and the education, pointing to the relevance of the use of the cinematographic language in the school. However, when it is questioned the use of the cinema in an educational institution – a special and singular reference to the one which contributed with the development of this paper – we come across with something that became just a resource associated to the curricular contends. Starting from this point added to some information of the participating students, it was elaborated a working proposal whose the aim was enable the contact with the artistic dimension of the cinema through the experimentation and movies production. The purpose is to present the movies produced by some students from the Basic Education who participated of the Cinema Club in a public school district. It will be analyzed the students reports in their experience in the movies elaboration process. There is no attempt to reject the condition of the movies being an educational practice as also an illustration of contends, however, there is a necessity to consider the cinema an art. It is important to recognize the importance of the experiences in the creation and the realization of short movies. To evoke the creativity in the school implies to hear the students’ opinion and this is an essential condition when we consider the complexity of the educational phenomena and the relations that involve the teaching and learning process.