Visualização do documento
Título
ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA E FORMAÇÃO HUMANA – COMPONDO ENTENDIMENTOS E RELAÇÕES
Orientador
Prof.ª Dr.ª Glaucia Uliana Pinto
Autor
VANESSA CRISTINA MEDEIROS
Palavra chave
Perspectiva Histórico-Cultural. Arte. Ensino de Música. Formação e desenvolvimento humano
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
27/03/2017
Nº Downloads
786
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo evidenciar a importância da música nos processos formativos do humano. Para tal, o trabalho se apoia na abordagem teórica histórico- cultural de Vygotski e seus colaboradores. Trata-se de um estudo que pressupõe a base materialista de desenvolvimento das condições humanamente edificadas. A atividade humana aqui explicitada é considerada, pelo aporte teórico em questão, a unidade dialética de desenvolvimento do homem, o que permite uma via explicativa para a importância da atividade musical em processos de constituição humana. Pressupõe-se que, pela apropriação de símbolos e signos, como instrumentos de pensamento, o homem encontra na arte uma forma de elevar sua existência acima das condições meramente práticas do dia a dia. Assim, o apreciar, criar, compor e interpretar uma música estariam ligados a uma atividade sumamente complexa de constituição do sujeito que se relaciona com o mundo de forma mediada pela arte.
Abstract
This dissertation aims at highlighting the importance of music in the human being’s formative processes. The work is based on the cultural historical approach developed by Vygotsky and his collaborators. The study presupposes the materialistic basis for the development of humanly developed conditions. The theoretical approach in question considers the human activity as the dialectical unity of man's development, which allows an explanatory path for the importance of musical activity in processes of the human constitution. It is assumed that, through the appropriation of symbols and signs as instruments of thought, man finds in art a way of raising his existence above the merely practical conditions of daily life. Thus, to appreciate, create, compose, and interpret a music would be linked to an extremely complex activity of the constitution of the person relates to the world mediated by art.