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Título

Educação e evangelização: a convivência de jesuítas e índios no século XVI no Brasil.

Orientador

José Maria de Paiva

Autor

Admilson Gonçalves de Almeida

Palavra chave

Companhia de Jesus. Evangelização dos índios. Cultura.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

30/08/2016

Nº Downloads

35234

Resumo

Educação e Evangelização: a convivência de jesuítas e índios no século XVI no Brasil. O objetivo desse trabalho foi fazer uma exposição do primeiro momento do encontro da cultura portuguesa com a cultura indígena, nosso objeto de estudo é a conivência dos jesuítas com os índios, essa convivência se configura de vários momentos como no ensino da linguagem, nas relações familiares, nas relações religiosas entre tantas outras. Para fundamentar todo esse processo utilizamos de informações primárias oriundas das cartas escritas pelos primeiros jesuítas no Brasil, a partir de 1549 até 1599, como por exemplo os relatos de José de Anchieta, João Navarro e do padre Nóbrega, e ainda com apoio de outros autores, pesquisadores e estudiosos do período colonial do Brasil. A metodologia aplicada para a conclusão desse trabalho foi de uma pesquisa bibliográfica em que as cartas dos padres jesuítas citados, foram documentos históricos básicos de investigação que estabeleceram os principais pontos de convivência entre os religiosos e os nativos. Resultado que obtivemos foi que o processo educacional será o principal meio de evangelização e convivência utilizado pela Companhia de Jesus para manter a fé e a hegemonia da igreja em todo território brasileiro. Para dar conta dessa problemática a tese está estruturada em três partes a saber: a primeira versa sobre a Reforma e a Educação no Século XVI e o Nascimento da Companhia de Jesus; A segunda versa sobre a evangelização no Brasil quinhentista. A terceira sobre a convivência entre os jesuítas e os povos indígenas. O período estudado compreende desde a chegada dos jesuítas no Brasil até o final do século XVI, quando oficialmente foi publicado o principal documento educacional da Companhia, o Ratio Studiorum.

Abstract

Education and Evangelization: the coexistence of Jesuits and Indians in the 16th century in Brazil. The objective of this work was to make an exhibition of the first moment of meeting of the Portuguese culture with the indigenous culture, our study object is the connivance of the Jesuits with the Indians, this coexistence is configured of several times as in the language teaching, in the family relations, religious relations among many others. To substantiate all this process, we use primary information deriving from the letters written by the first Jesuits in Brazil, from 1549 until 1599, as for example the reports of José de Anchieta, João Navarro and priest Nóbrega, and with support of other authors, researchers and scholars of the colonial period of Brazil. The methodology applied to the conclusion of this work was of a bibliographical research on the letters of Jesuit priests mentioned, were basic historical documents analysis that established the main points of coexistence between the religious and the natives. Result that we obtained was that the educational process will be the primary means of evangelization and coexistence used by the Society of Jesus for keeping the faith and the Church's hegemony throughout the Brazilian territory. To handle this problem the thesis is structured in three parts: the first deals with the Reform and Education in the 16th century and the Birth of the Society of Jesus; The second deals with the evangelization in Brazil 1500s. The third is about the coexistence between the Jesuits and the Indians. The studied period comprises since the arrival of the Jesuits in Brazil until the end of the 16th century, when it was officially published the main educational Society document, the Ratio Studiorum.