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Título
A EDUCACAO AMBIENTAL NAO FORMAL NO CONTEXTO DAS ORGANIZACOES NAO GOVERN...
Orientador
MARIA GUIOMAR CARNEIRO TOMAZELLO
Autor
INAE ADORNO DE ARAUJO
Palavra chave
EDUCACAO AMBIENTAL, EDUCACAO NAO FORMAL, ORGANIZACOES NAO GOVERNAMENTAIS
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
07/07/2006
Nº Downloads
2902
Resumo
Nos últimos anos, o Litoral Norte do Estado de São Paulo vem passando por vários problemas com a ocupação desordenada do solo e a exploração turística. As prefeituras parecem não se dar conta desse processo, e não possuem programas eficientes de Educação Ambiental para desenvolver uma consciência crítica na população, transferindo, muitas vezes, a sua responsabilidade para as ONGs. O presente trabalho teve por objetivo, investigar como se insere a Educação Ambiental no contexto das organizações ambientalistas do Litoral Norte do Estado de São Paulo. Para tal, utilizou-se entrevistas com alguns ativistas das ONGs e membros da comunidade, além da coleta de dados através de sites na Internet. A preocupação com a conscientização e com formas de participação na gestão pública da população nos permite considerar, de forma geral, que as ONGs ambientalistas analisadas se empenham em fazer com que as comunidades pobres encontrem soluções para os seus problemas, e em passar informações à população para uma formação moral e o desenvolvimento da cidadania. Apesar de todos os ativistas terem um ideal comum – a defesa e a recuperação do meio ambiente –, em geral, não têm uma posição clara sobre Educação Ambiental. Mantêm um discurso, às vezes emancipatório, mas com práticas conservadoras, disciplinatórias, como é o caso de projetos na área de reciclagem de lixo e mutirões de limpeza das praias. Não só reclamam da falta de apoio como acusam as prefeituras de não cumprirem a lei de zoneamento ambiental, entre outros problemas. Em muitos casos, é unicamente por meio das ONGs que a Educação Ambiental chega até à comunidade local, seja de modo informal, ou através de projetos realizados nas escolas, com as comunidades de moradores, maricultores, pescadores e surfistas. Os resultados indicam que as ONGs vêm contribuindo para que os moradores e freqüentadores das praias do Litoral Norte do Estado de São Paulo se sensibilizem em relação aos problemas ambientais, ao mesmo tempo que mostram o quanto ainda há por fazer em termos de ampliação dos canais de participação política, uso e conservação dos recurso naturais. Palavras-Chave: Educação Ambiental, Educação Ambiental Não Formal, Organizações Não Governamentais.
Abstract
In the last few years, the São Paulo State north coast has been experiencing many problems with disorderly land occupation and tourism exploitation. The City Halls has not been handling this process properly, and do not have efficient Environmental Education programs to develop a critical conscience in the population, transferring, many times, their responsibility to NGOs. The purpose of this research is to investigate how Environmental Education can be put over in the context of Sao Paulo north coast environmental organizations. To achieve this purpose, there were some interviews with NGOs and community members, and much information was found through websites. The preoccupation with awareness and population participation in public management allows us to consider, in a generic way, that the environmental NGOs analyzed - they work hard to show poor communities how to find solutions to their problems, and to offer information to the population, for them to grow in terms of citizenship development. In spit of all the activists having a common ideal (defense and recuperation of the environment), in general, there is not a clear position on Environmental Education. They keep a discourse, sometimes of emancipation, but with conservatory, and disciplinary practices, like the projects with the garbage recycling and cleaning groups working on the beaches. They complain not only about the lack of support but also accuse the City Halls for not executing the environment zoning law, besides others problems. In some cases, it is only through the NGOs that Environmental Education arrives into the local community, in an informal way, or through projects developed in schools, with the resident community, shell fish operators, fishermen and surfers. The results show that the NGOs have been contributing together with the Sao Paulo north coast beach residents and are frequently sensitive to environment problems, while at the same time, showing how much needs to be done in terms of political participation amplification, as well as the use and maintenance of natural resources. Key Words: Environmental Education, No Formal Environmental Education, Non Governmental Organizations.