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Título
ENTRE A CASA E A ESCOLA: PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Orientador
PROFA. DRA. RUTE ESTANISLAVA TOLOCKA
Autor
VITOR ANTONIO CERIGNONI COELHO
Palavra chave
PRÉ-ESCOLARES, ATIVIDADE FÍSICA, COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO, MEIO AMBIENTE, PROFESSORES E PAIS.
Grupo CNPQ
Programa
DR - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
23/06/2017
Nº Downloads
1035
Resumo
Pré-escolares não estão praticando o mínimo de atividade física (AF) segundo diretrizes
internacionais, isto tem provocado o aumento do sedentarismo infantil e prejuízos ao
desenvolvimento integral. Entre os fatores que podem influenciar a prática de AF, nesta faixa
etária, estão as pessoas e os ambientes envolvidos diretamente com as crianças. Assim, o
objetivo principal da pesquisa foi verificar o que pais e professores pensam sobre
desenvolvimento infantil e como isto se reflete na oferta de atividades físicas para préescolares.
Foi realizada uma pesquisa de campo com 438 adultos (197 professores e 241 pais
e responsáveis de crianças em idade pré-escolar) provenientes de cinco municípios da região
metropolitana de Palmas/TO. Os participantes responderam dois questionários com 35
perguntas sobre o perfil sociodemográfico, atividades realizadas pelas crianças dentro e fora
da escola, o que era necessário para a criança se desenvolver e hábitos de AF. Este estudo tem
um desenho ecológico e a análise do microssistema mostrou que a frequência diária de AF
dentro e fora da escola é baixa (11% e 12%), enquanto que as atividades que facilitam o
comportamento sedentário foram oferecidas por 28% e 30% dos professores e pais
respectivamente. Quanto aos aspectos necessários para a criança se desenvolver, ambos os
grupos priorizaram as necessidades básicas, o acompanhamento familiar e as atividades de
leitura, escrita e cálculo. O perfil sociodemográfico dos participantes também influenciou na
oferta de atividades físicas (idade, nível de escolaridade e renda). O mesossistema apontou
para uma contradição entre a importância e a frequência diária das AF no ambiente escolar e
domiciliar e também uma diferença nas respostas indicadas por pais e professores. O
exossistema revelou que os hábitos de AF dos pais e professores estavam associados a
indicação de oferta de prática para as crianças. O macrossistema identificou que a má
qualidade da educação infantil, a falta de AF da população, problemas com formação e
capacitação profissional e as crenças dos adultos dificultam a inclusão de prática de atividade
física para pré-escolares. Os contextos analisados e a não valorização da AF como um dos
aspectos prioritários para o desenvolvimento infantil podem limitar as oportunidades de
escolha e dificultar a realização de estratégias que revertam os baixos níveis de AF entre préescolares
sendo necessário fomentar a aproximação e o dialogo entre a escola e a família.
Abstract
Among home and school: practice of physical activity and child development
Preschoolers are not practicing the minimum of physical activity (PA) according to
international guidelines, it has caused the increase of the infant sedentary lifestyle and
damages to the integral development. Among the factors which can influence the practice of
PA in this age group are people and environments directly involved with children. Thus, the
main objective of this research was verifying what parents and teachers think about child
development and what way this reflected in the offer physical activities for preschoolers. A
field research was done involving 438 adults (197 teachers and 241 parents and guardians of
preschool children) from five counties in the metropolitan region of Palmas, the capital of
Tocantins State. The participants have answered two questionnaires with 35 questions were
about the socio demographic profile, to the activities performed by the children inside and
outside of school, a question about what is need for the child development and another about
the PA habits. This study has an ecological design and the analysis of the microsystem has
showed that the daily frequency of PA inside and outside of school is low (11% and 12%),
whereas the activities which can facilitate sedentary behavior were daily offered by 28% and
30% of teachers and parents, respectively. As to necessary aspects for the child development,
both groups prioritized the basic necessities, family accompaniment and activities reading,
writing, and calculating. The socio demographic profile of the participants has also influenced
the offer of the practice of physical activity (age, level education and income). The
mesosystem was verified an contradiction between the importance and the daily frequency of
PA in the school and home environment, there was also a difference in the answers indicated,
which have revealed a discrepancy between the opinion of the parents and teachers. The
exosystem has revealed that the PA habits of parents and teachers were associated with
indication of the offer of practice for the children. The macrosystem has identified that the
poor quality of early childhood education, the lack of PA of the population, the precariousness
of professional training programs and beliefs of adults difficult the inclusion the practice of
physical activity for preschoolers. The contexts analyzed and the no valorization of the PA as
one of the priorities for child development may limit the opportunities of choice and hamper
the realization to strategies which reverse the low levels of PA among preschoolers so it is
necessary to foster the rapprochement and dialogue between the school and the family.