Visualização do documento
Título
DIAGNÓSTICO DO PLANEJAMENTO E ÂNCORAS DE CARREIRA EM ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE LINS - SP
Orientador
Profª. Drª. Yeda Cirera Oswaldo
Autor
EMANUELLE CRISTINI PAULO SANTOS
Palavra chave
carreira, planejamento de carreira, âncora de carreira, satisfação profissional.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
13/02/2017
Nº Downloads
820
Resumo
A dinâmica do mercado de trabalho tem apresentado a todo o momento transformações para a busca de diferenciais competitivos. Sendo as pessoas a parte mais importante das organizações, o trabalho não pode ser visto apenas pelo seu lado monetário, mas também pela autorealização que se encontra em cada indivíduo e na trajetória de carreira. Objetivou-se com este estudo diagnosticar através de uma pesquisa quantitativa, o planejamento e as âncoras de carreiras de alunos de uma instituição de ensino superior. Baseando-se nas peculiaridades do tema, o tipo de pesquisa definido neste estudo, foi a diagnóstica, descritiva e quantitativa. A pesquisa foi realizada com alunos dos últimos anos dos cursos oferecidos pela instituição, separados pelas áreas de ciências da vida e ciências humanas, correspondente a uma amostra de 372 alunos em 2016. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram um questionário sociodemográfico, um questionário de planejamento de carreira e o Inventário de Âncoras de Carreiras, proposto pro Schein (1996). Observou-se nos resultados da pesquisa que a maioria dos respondentes são mulheres, e com idade entre 17 e 25 anos. Embora ainda exista uma resistência em fazer o planejamento de carreira, mais de 70% dos alunos responderam que conforme o andamento do curso, as disciplinas oferecidas, os orientou na área profissional que mais gostam e que possuem mais habilidade, a partir disso, mais da metade dos alunos responderam que fazem um planejamento de carreira baseado no que gostam de fazer. As âncoras de carreira encontradas nos alunos da área de ciências da vida foi Serviço e Dedicação a uma causa, enquanto em ciências humanas foi Segurança e Estabilidade. Os resultados demonstram que existe uma relação entre o planejamento e as âncoras de carreira, pois, ficou evidente a importância do autoconhecimento do indivíduo por meio da identificação de sua âncora de carreira, permitindo um olhar para dentro de si, para que seja realizado um planejamento de carreira baseado no que realmente o aluno gosta.
Abstract
The dynamics of the labor market has presented at all time changes to the search for competitive advantage. As the people are the most important part of the organizations, the work cannot be seen just by his monetary side, but also for self-realization that lies in each individual and career trajectory. The aim of this study is to diagnose through a quantitative research, the planning and the career anchors of students of an institution of higher education. Based on the peculiarities of the theme, the search type defined in this study was the quantitative, descriptive and diagnostic. The survey was conducted with students in the last years of the courses offered by the institution, separated by areas of life sciences and the human sciences, into a total of 372 students in 2016. The instruments used in the research were a socio-demographic questionnaire, a career planning survey and an inventory of career Anchors, tendered by Schein (1996). It was observed in the search results that most of the respondents are women, and aged between 17 and 25 years. Although there is still resistance in making career planning, more than 70% of students responded that as the progress of the course, the disciplines offered, oriented them on professional area that they most like and have more skill, from this, more than half of the students answered that they make a career planning based on what they like to do. The career anchors found in students in the life sciences were Service and Dedication to a cause, while in the human sciences were Security and Stability. The results show that there is a relation between the planning and the career anchors. It was evidenced the importance of self-knowledge of the individual through the identification of its career anchor, allowing a look inside itself and aiming perform a career planning based on what the student really likes.