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Título

MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO SEGMENTO DE REPOSIÇÃO PARA AUTOPEÇAS

Orientador

Profa. Dra. Rosana Borges Zaccaria

Autor

DÉBORA BERNARDES DE SOUZA LEGASPE

Palavra chave

Autopeças, Aftermarket, Fidelização, Marketing de Relacionamento e Reposição.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

07/12/2016

Nº Downloads

653

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar importância do Marketing de relacionamento dentro dos canais de distribuição no setor de reposição de autopeças, especificamente o relacionamento entre fornecedor de componentes de motores e retíficas de motores da linha pesada. Para contextualizar, a indústria automobilística é responsável por 18,7% do PIB industrial, sendo USD 14,8 milhões o faturamento de autopeças, valores que demonstram a importância do setor para economia nacional. Durante a pesquisa foi identificado que as retíficas de motores de linha pesada, além de serem reconhecidas como influenciadores na compra dos componentes de motores que serão utilizados na reparação dos veículos, também podem apresentar papel decisório na compra desses componentes. Para tanto, tornou-se relevante verificar o comportamento do Marketing de relacionamento no processo de fidelização de retíficas de linha pesada no setor de aftermarket de autopeças e como as ferramentas do Mix de Marketing são reconhecidas por essas retíficas. Focou-se na análise do Marketing de relacionamento e como suas ferramentas podem auxiliar na busca pela retenção de clientes, valor percebido pelo cliente e vantagem competitiva. Em termos de metodologia, esta investigação fundamentou-se em pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, por meio da amostragem de 13 retíficas da linha pesada da região de Campinas, Limeira e Piracicaba. A pesquisa identificou as retíficas como agentes formadores de opinião, a existência de potencial para intensificação do Marketing de relacionamento, bem como que o crescimento da parceria entre fornecedor e retíficas poderia ajudar no aprimoramento do Mix de Marketing, para agregar maior valor ao serviços e fortalecimento da marca, além de gerar vantagem competitiva e fidelização dos clientes.

Abstract

This study aimed to verify the importance of relationship marketing within the distribution channels in the aftermarket for auto parts, specifically the relationship between the supplier of engine components and garages of heavy duty engines. As briefing, the automobile industry is responsible for 18.7% of the industrial GDP, with USD 14.8 million of auto parts revenue, values that demonstrate the importance of the sector to the domestic economy. It was identified that heavy duty engine garages, besides being recognized as an influencer in the purchase of the engine components that will be applied used in vehicle repair, can also be considered as a decision maker in the purchase of these components. For the study, it was relevant to verify the relationship marketing behavior in the process of loyalty of heavy duty garages and how these garages recognize the Mix Marketing tools. It focused on relationship marketing analysis and how its tools can help in the pursuit of customer retention, customer perceived value and competitive advantage. In terms of methodology, this research was based on qualitative research, of the case study type, through the sampling of 13 rectifications of the heavy line of the region of Campinas, Limeira, and Piracicaba. The study identified that there is potential for: a. intensification of relationship marketing, b. Growth of the partnership between supplier and garages, improving the Marketing Mix c. Add value to both services and brand enhancement and d. Create a competitive advantage and increase customer loyalty.