Visualização do documento
Título
A IMAGEM DO PROFESSOR EM MOÇAMBIQUE - UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Orientador
FRANCISCO COCK FONTANELLA
Autor
BENTO RUPIA JÚNIOR
Palavra chave
REPRESENTAÇÃO SOCIAL, CAPITAL, CAMPO, HABITUS E PROFESSOR.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
30/06/2006
Nº Downloads
1503
Resumo
O presente projecto visa analisar a imagem do professor em contexto social Moçambicano. Trata-se de um estudo de representações sociais, ancorado na teoria da prática de Pierre Bourdieu com vista a captação das acções e disposições sociais que decorrem no meio escolar, articulado pela matriz teórica de estruturação de Anthony Giddens com a finalidade de situar as práticas e evidenciar a relevância dos encontros na construção da imagem do professor. Com recurso a uma conjugação metodológica, a pesquisa permite constatar que a imagem do professor é construção social, relacional e por isso, contextual marcada pela natureza das relações na sala de aulas e pelas condições sociais de existência no universo social moçambicano.
Abstract
The gift project aims at to analyze the image of the professor in social Mozambican context. Its about a study of social representations, anchored in the theory of practical of Pierre Bourdieu with sight the captation of the shares and social disposals that elapse in the half pertaining to school, articulated with the estruture theory of Anthony Giddens with the purpose to point out the practical ones and to evidence the relevance of the meeting in the construction of the image of the professor. The research allows to evidence that the image of the professor is social, relationary construction and therefore, contextual marked for the nature of the relations in the classroom and for the social conditions of existence in the Mozambican social universe.