Visualização do documento
Título
FATORES INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES
Orientador
Prof. Dr. Thel Augusto Monteiro
Autor
RAFAEL DE PAULA LANA
Palavra chave
Decisão de compra; suplementos alimentares; Comportamento do consumidor
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
22/02/2016
Nº Downloads
3165
Resumo
O indivíduo nos dias atuais passa por constantes transformações e seu
comportamento, ou seja, o comportamento humano é diretamente influenciado por
tais transformações. Contudo os métodos aplicados com o intuito de entender o
comportamento humano oferecem dados incompletos, diante de tamanha
complexidade e pluralidade de tal comportamento. Assim deve-se de certa forma
compreender diversas esferas do comportamento humano de acordo com a
especificidade que está relacionada à mesma. Partindo deste pressuposto foi
analisado o comportamento humano, neste trabalho, sob a perspectiva de sua
intenção comportamental e do seu comportamento enquanto consumidor.
Basicamente a intenção comportamental é antecedente imediato do comportamento
atual, sendo assim a intenção pode ser determinada por fatores cognitivos sociais. É
postulado que os indivíduos são mais suscetíveis a terem um determinado
comportamento se: acreditam que aquele comportamento levará a resultados
benéficos ou desejáveis. Assim, comportamento do consumidor pode ser
compreendido como as atividades com que as pessoas se ocupam quando obtêm,
consomem e dispõem de produtos e serviços. O objetivo dessa pesquisa foi de
verificar este comportamento do consumidor frente a um mercado crescente de
suplementos alimentares, o qual possui diversas finalidades, tais como, melhoria do
desempenho atlético, melhoria da forma física ou melhora da qualidade alimentar
nutricional. E a tendência mundial, em que cada vez mais indivíduos procuram pela
forma física adequada e da qualidade de vida é uma realidade que atravessa todas
as faixas etárias e é independente do sexo ou classe social. Assim a pesquisa foi
realizada por meio de uma survey, e buscou compreender o comportamento do
consumidor no processo de decisão de compras de suplementos alimentares na
cidade de Paracatu-MG.
Abstract
The individual today goes through constant changes in their behavior, that is, human
behavior is directly influenced by such changes. Yet the methods used in order to
understand human behavior provide incomplete data, the face of such complexity
and plurality of such behavior. Thus we must somehow understand various spheres
of human behavior in accordance with the specificity which is related their own
behavior. On that basis we analyze human behavior in this work from the perspective
of their behavioral intention and behavior as a consumer. Basically behavioral
intention is immediately preceding the current behavior, therefore the intention may
be determined by social cognitive factors. It is postulated that individuals are more
likely to have a particular behavior if: they believe that this behavior will lead to
beneficial or desirable results. So consumer behavior can be understood as the
activities that people are concerned when they get, consume and have products and
services. The purpose of this work is to check this consumer behavior across a
growing market for dietary supplements, which has several purposes, such as
improving athletic performance, improve fitness or improve the nutritional quality
food. And the global trend in which more and more individuals seek the proper fitness
and quality of life is a reality that cuts across all age groups and is independent of
gender or social class. This research is performed through a survey, and will aim to
understand consumer behavior in purchasing decision process of dietary
supplements in the city of Paracatu-MG.