Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

FATORES INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Orientador

Prof. Dr. Thel Augusto Monteiro

Autor

RAFAEL DE PAULA LANA

Palavra chave

Decisão de compra; suplementos alimentares; Comportamento do consumidor

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

22/02/2016

Nº Downloads

3165

Resumo

O indivíduo nos dias atuais passa por constantes transformações e seu comportamento, ou seja, o comportamento humano é diretamente influenciado por tais transformações. Contudo os métodos aplicados com o intuito de entender o comportamento humano oferecem dados incompletos, diante de tamanha complexidade e pluralidade de tal comportamento. Assim deve-se de certa forma compreender diversas esferas do comportamento humano de acordo com a especificidade que está relacionada à mesma. Partindo deste pressuposto foi analisado o comportamento humano, neste trabalho, sob a perspectiva de sua intenção comportamental e do seu comportamento enquanto consumidor. Basicamente a intenção comportamental é antecedente imediato do comportamento atual, sendo assim a intenção pode ser determinada por fatores cognitivos sociais. É postulado que os indivíduos são mais suscetíveis a terem um determinado comportamento se: acreditam que aquele comportamento levará a resultados benéficos ou desejáveis. Assim, comportamento do consumidor pode ser compreendido como as atividades com que as pessoas se ocupam quando obtêm, consomem e dispõem de produtos e serviços. O objetivo dessa pesquisa foi de verificar este comportamento do consumidor frente a um mercado crescente de suplementos alimentares, o qual possui diversas finalidades, tais como, melhoria do desempenho atlético, melhoria da forma física ou melhora da qualidade alimentar nutricional. E a tendência mundial, em que cada vez mais indivíduos procuram pela forma física adequada e da qualidade de vida é uma realidade que atravessa todas as faixas etárias e é independente do sexo ou classe social. Assim a pesquisa foi realizada por meio de uma survey, e buscou compreender o comportamento do consumidor no processo de decisão de compras de suplementos alimentares na cidade de Paracatu-MG.

Abstract

The individual today goes through constant changes in their behavior, that is, human behavior is directly influenced by such changes. Yet the methods used in order to understand human behavior provide incomplete data, the face of such complexity and plurality of such behavior. Thus we must somehow understand various spheres of human behavior in accordance with the specificity which is related their own behavior. On that basis we analyze human behavior in this work from the perspective of their behavioral intention and behavior as a consumer. Basically behavioral intention is immediately preceding the current behavior, therefore the intention may be determined by social cognitive factors. It is postulated that individuals are more likely to have a particular behavior if: they believe that this behavior will lead to beneficial or desirable results. So consumer behavior can be understood as the activities that people are concerned when they get, consume and have products and services. The purpose of this work is to check this consumer behavior across a growing market for dietary supplements, which has several purposes, such as improving athletic performance, improve fitness or improve the nutritional quality food. And the global trend in which more and more individuals seek the proper fitness and quality of life is a reality that cuts across all age groups and is independent of gender or social class. This research is performed through a survey, and will aim to understand consumer behavior in purchasing decision process of dietary supplements in the city of Paracatu-MG.