Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Uma análise sobre o sistema de avaliação de Cursos Superiores de Publicidade e Propaganda no Brasil

Orientador

Prof. Dr. Cleiton de Oliveira

Autor

JUAREZ MONTEIRO DE REZENDE

Palavra chave

Educação Superior, Avaliação em Larga Escala, ENADE, Cursos de Publicidade e Propaganda.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

23/08/2016

Nº Downloads

727

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes – mais especificamente, o ENADE, Exame Nacional de Estudantes, ferramenta criada para aferir a qualidade dos cursos de graduação. Este trabalho tem foco neste exame aplicado aos alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda em edições trienais – 2006, 2009 e 2012, com o objetivo principal de pesquisar e destacar as Instituições de Ensino Superior que obtiveram conceito máximo, cinco (5), em pelo menos duas edições da prova. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre o Ensino superior no Brasil – incluindo suas reformas – e sobre a trajetória da formação em Publicidade e Propaganda. Em seguida, foi feita uma revisão sobre a avaliação em larga escala e a proposta de qualidade feita pelo MEC/Inep, afunilando para avaliação dos cursos de Publicidade e Propaganda. Em capítulo específico há a explanação dos procedimentos metodológicos, qualitativos e quantitativos empregados na análise documental. Por fim, conclui-se que o modelo adotado pelo Sinaes/ENADE ainda requer maior tempo para maturação, mas que já foi um grande avanço no campo da avaliação discente e das IES, embora seja, tal como vem sendo desenvolvido, indutor à homogeneização curricular, só avalie teoricamente, enseje treinamento prévio dos alunos e possibilite o ranqueamento dos cursos.

Abstract

This research has, as aim, to analyse the Sinaes, the Brazilian National System of Evaluation of Higher Education, specifically the ENADE, the National Exam for the Students, a tool created to measure the quality of college majors. This work has as focus on the results of the students of Publicity and Propaganda major, tested in 2006, 2209 and 2012, with the main aim objective of researching and point the Higher Education Institutions that obtained the maximum grade, five (5) - in a scale from 1 to 5 – in, at least, two editions of the test. First, it was made a bibliography review about higher education in Brazil, - including it reforms – and about the path of the Major in Publicity and Propaganda. Second, it was made a review about the large scale evaluation and the proposition of quality by the Education Ministry (MEC), narrowing the research to the evaluation of the publicity and Propaganda Majors. Following, there is the explanation of the methodological procedures, both, qualitative and quantitative applied to the documental analysis. Ending with the conclusion that this model adopted by the Ministry still requires time to its maturation, but that it has been, already, a great advance in the field of graduates’ and colleges’ evaluation, though, as it has been developed, can be considered a inductor of curricular homogenization, evaluates o theoretical knowledge, facilitates previous preparation of the students and makes possible the ranking of majors and schools.