Visualização do documento
Título
CENTROS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO ATUAL CENÁRIO
Orientador
PROF. DR. CLEITON DE OLIVEIRA
Autor
LUIZ CARLOS VIEIRA GUEDES
Palavra chave
Centro Universitário, Autonomia Universitária, Ensino Superior.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
30/08/2016
Nº Downloads
1091
Resumo
Objetivou-se analisar um tipo de instituição do Ensino Superior Brasileiro, os Centros
Universitários. Essas instituições são pluricurriculares e devem ter como pré-requisito o
oferecimento de um ensino com excelência. Têm autonomia para criar e extinguir cursos,
sem a obrigatoriedade de oferecer pesquisa. Para isso, foi realizada análise documental e
bibliográfica, examinando-se documentos oficiais de implantação e regulação dos
Centros Universitários e dos cursos por eles oferecidos, e consultando-se livros, capítulos
de livros, teses, dissertações e artigos relacionados ao assunto. Outra fonte utilizada para
os levantamentos de dados referentes aos Centros Universitários foi o Censo MEC/Inep
de 2014, que possibilitou a constatação de que essas instituições representam 6,2% de
todas as que fazem parte do sistema educacional superior brasileiro. O Censo forneceu
também outros dados, como número de ingressantes em 2014, número de alunos
matriculados, cursos oferecidos, cursos mais procurados, localização dos Centros
Universitários, condições em relação aos recursos humanos, considerando-se titulação do
corpo docente e tempo de dedicação. Foi realizada também uma análise a partir dos dados
do CPC – Conceito Preliminar de Cursos – e do IGC – Índice Geral dos Cursos Avaliados
da Instituição, disponibilizados pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira. Ambos evidenciaram a qualidade dos cursos, segundo os
critérios elaborados pelo Ministério da Educação. A análise considerou os últimos três
ENADEs – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (2012, 2013 e 2014), todos
os resultados publicados nos anos subsequentes. Com base nesses resultados, constatouse
que os Centros Universitários se caracterizam por obterem resultados na média mínima
exigida pelo Ministério da Educação para se manterem sem qualquer tipo de intervenção,
com resultados dos índices CPC e IGC, em sua maioria, com o valor 3, entre valores que
variam de 1 a 5. Seus resultados são superiores apenas aos das Faculdades e inferiores
aos das Universidades e aos dos IFs/CEFETs – Institutos Federais de Educação, Ciência
e Tecnologia e Centros Federais de Educação Tecnológica. Assim, a prerrogativa de
oferecerem ensino de excelência, conforme a legislação, não pôde ser evidenciada por
esses índices estipulados pelo Ministério da Educação.
Abstract
The objective of this study was to promote an analysis of a type education institution that
is part of the Brazilian higher education, the University Centers. Multi-courses education
institutions must have as a prerequisite to offer excellence in education, to have autonomy
to open and close courses, moreover they are not required to carry out researches. Thus a
documental and bibliographical research was conducted, in which official documents
related to the implement and regulation of University Centers and courses offered by
them, were analyzed. Books, chapters of books, thesis, dissertations and articles related
to the subject were consulted. Another source used for the data collection in relation to
University Centers was the 2015MEC/Inep Census in which was possible to determine
that these institutions represent 6,2% of all the institutions that take part of the Brazilian
higher education system. Besides other data such as the entrant figures in 2014,enrolled
students rate, courses available, the most demanded courses, the places where the
University Centers are located and also the real condition regarding human resources,
taking into account the faculty staff academic degree and their dedication time. An
analysis was also carried out with the CPC data- Course Preliminary Concepts and the
IGC - General Index of Courses. They are available at Inep -Anisio Teixeira National
Institute of Educational Studies. An analysis considered the three last results of ENADE
- National Assessment of Student Achievement, years 2012, 2013 and 2014, all the results
were published the following years. Based on these results we can see that the University
Centers are characterized by getting results on the minimum average required by the
Ministry of Education not to have any kind of intervention ,with the results of CPC and
IGC index, most of the time scoring 3,with scores that vary from 1 to 5.These results are
superior to the Faculties only, and inferior to the Universities and to the IFs/CEFETs –
Federal Institutes of Education, Science and Technology and technological Education
Federal Centers. Based on that, we can find that the attribution of offering excellence in
education, according to the legislation, cannot be demonstrated through these indexes
determined by the Ministry of Education.