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Título

A ROTAÇÃO E A TRANSLAÇÃO DA TERRA: UM ESTUDO SOBRE O QUE SE ENSINA E O QUE SE VÊ

Orientador

MARIA GUIOMAR CARNEIRO TOMMASIELLO

Autor

MICHEL PASCHINI NETO

Palavra chave

Rotação e Translação da Terra, Ensino-aprendizagem de Astronomia, Movimento Relativo, História da Ciência

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

19/08/2016

Nº Downloads

3925

Resumo

Aceitar os movimentos terrestres não é simples, pois contraria a verificação sensorial sobre uma Terra imóvel aos nossos pés, com o Sol se movendo sobre nossas cabeças do leste ao oeste. A transposição daquilo que observamos para o modelo que ensinamos é imprescindível ao ensino-aprendizagem dos movimentos da Terra: a partir do que se vê ensinar o que não se vê. A pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar os conhecimentos dos professores sobre os movimentos da Terra - rotação e translação - e os trabalhados pelos livros didáticos e pelas provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), verificando até onde a observação do céu é levada em conta no ensino-aprendizagem desses conceitos. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionários do tipo Likert a 56 professores de Física e de Ciências, a análise de 08 livros didáticos de Ciências e a análise de questões pertinentes das provas da OBA. Os resultados apontam que os professores têm pouco conhecimento sobre os modelos e sobre sua evolução na história, e tanto os materiais didáticos como as questões da OBA colaboram para transformar o ensino do modelo aceito (heliocêntrico) em doutrinação científica, não levando em conta a posição do observador e o que os alunos veem quando olham para o céu. Ou seja, não fazem associação entre o que veem e o que ensinam (aprendem).

Abstract

Accept the land movements is not simple, because contrary to the sensory verification on a land property at our feet, with the sun moving over our heads from east to west. The transposition of what we observed for the model that we teach is essential to the teaching-learning process of the movements of the Earth: from what you see teach what cannot be seen. The qualitative research, aims to investigate the teachers' knowledge about the movements of the earth rotation and translation- and worked by textbooks and by the evidence of the Brazilian Olympiad of Astronomy and Astronautics (OBA), noting where the observation of the sky is taken into account in the teaching-learning process of these concepts. The methodological procedures involved the application of questionnaires Likert type to 56 teachers of physics and science, the analysis of 08 didactic books of science and the analysis of issues relevant evidence of the Oba. The results indicate that teachers have little knowledge about the models and on its evolution in history, and both the didactic materials as the issues of OBA collaborate to transform the teaching of the model accepted (geocentric) in scientific indoctrination, not taking into account the position of the observer and what students see when they look to the sky. In other words, there are associations between what they see and what they teach (learn).