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Título

PERCEPÇÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: UM ESTUDO DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO DO PARANÁ

Orientador

Prof. Dr. Christiano França da Cunha

Autor

RONIE GALEANO

Palavra chave

Inovação, Tecnology Readiness Index(TRI), percepção do consumidor

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

29/02/2016

Nº Downloads

915

Resumo

Esta tese investigou o grau de Propensão à Tecnologia dos consumidores paranaenses de automóveis, a partir do Modelo Tecnology Readiness Index (TRI 2.0). Para atingir os objetivos propostos foi criado um modelo teórico de acordo com a estrutura do TRI 2.0, para avaliar a propensão à tecnologia na indústria automobilística. Os dados foram coletados a partir da amostra de 537 questionários válidos aplicados para usuários de veículos automotores em todas as regiões do estado do Paraná. Os resultados obtidos demostram que o modelo TRI 2.0 é confiável para o segmento estudado e que a indústria poderá elaborar um planejamento estratégico e ações de marketing com base no referido estudo, por este ter demostrado que no Paraná, as variáveis demográficas e geográficas pesquisadas mostraram-se importantes para a elaboração da estratégia, afetando diretamente o comportamento da indústria do setor analisado. Por fim, destaca-se que o estudo contribui diretamente para as ações de marketing em relação a lançamento de novos modelos e marcas na indústria automobilística do estado do Paraná.

Abstract

This thesis studied the Paraná state car buyers level of Tecnology readiness acoording to the Tecnology Readiness Index (TRI 2.0) model. To achieve the proposed objetives it was developed a teoric model based on the TRI 2.0, to evaluate the technology readiness in the car industry. The data was gathered from a sample of 537 valid questionnaires, responded by car users of all Paraná state regions. The outcome shows that the TRI 2.0 model is reliable for the studied target and that the industry can develop a strategic planning, with marketing actions based on the analysis - considering that it showed that demographic and geographic variable researched were important to develop the strategy, concerning directly the consumers behavior of the target. At last, the study helps directly the marketing actions envolving the release of new models and brands in the vehicle industry of Paraná state.