Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O EFEITO DO PROGRAMA ALI DO SEBRAE/SP NOS ASPECTOS RELACIONADOS AO MARKETING NAS MPEs DE PIRACICABA/SP

Orientador

Profa. Dra. Rosana Borges Zaccaria

Autor

ANDERSON DOS SANTOS

Palavra chave

Inovação; Competitividade; Estratégia; Marketing.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

16/02/2017

Nº Downloads

562

Resumo

Na busca pela vantagem competitiva, as empresas provocam mudanças em seus produtos e serviços por meio de ações que ofereçam algum incremento, esperando que este seja percebido pelos clientes. Entretanto, essas ações – quando realizadas – são ocasionais e de baixo impacto, tendo como resultado a baixa ou nenhuma percepção dos benefícios, tanto por parte do empreendedor quanto dos clientes. Além disso, dado o possível fracasso nessas ações, o esforço, o tempo e os custos envolvidos acabam desmotivando o empreendedor e gerando uma cultura avessa à inovação. Nota-se, assim, baixa intenção em investir e promover uma cultura de inovação. Diante desse quadro, buscou-se, com este estudo, apresentar como as dimensões oferta, marca, clientes, relacionamento, presença e rede – todas relacionadas à inovação em marketing –, do Programa ALI do Sebrae/SP, podem contribuir para elevar a competitividade do negócio, bem como fomentar a cultura da inovação nas micro e pequenas empresas. Desenvolveu-se um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, em que se realizou pesquisa bibliográfica e documental e análise comparativa do conteúdo dos documentos pesquisados, utilizando-se da ferramenta Diagnóstico / Radar de Inovação, composta por 13 dimensões, desenvolvida por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) e Bachmann e Destefani (2008), sendo elas: oferta, plataforma, marca, clientes, soluções, relacionamento, agregação de valor, processos, organização, cadeia de fornecimento, presença, rede e ambiência inovadora. Os questionários foram aplicados em dois momentos – no início (T0) e ao final do programa (T1), depois de 24 meses. Os dados pesquisados foram coletados a partir de uma amostra composta por 30 empresas participantes do Programa ALI, sediadas na cidade de Piracicaba/SP, no período de 2013 a 2015. Analisando as seis dimensões destacadas e relacionadas com a área de marketing (oferta, marca, clientes, relacionamento, presença e rede), nota-se que mais de 70% das empresas participantes do Programa ALI (independente do setor) obtiveram um aumento do grau de inovação, passando de uma classificação de pouco inovadora para inovadora ocasional ou sistêmica, o que demonstra os benefícios de uma empresa ingressar no programa ALI do SEBRAE/SP.

Abstract

In the search for competitive advantage, companies cause changes in their products and services through actions that offer some increment, hoping that this will be perceived by customers. However, these actions - when performed - are occasional and of low impact, resulting in low or no perception of the benefits, both by the entrepreneur and the clients. Moreover, given the possible failure of these actions, the effort, time and costs involved discourage the entrepreneur and generate a culture that is inimical to innovation. Thus, there is a low intention to invest and promote a culture of innovation. With this study, the objective of this study was to present how the dimensions of the ALI do Sebrae / SP Program, which contributes to raising the competitiveness of the brand, customers, relationship, presence and network - all related to marketing innovation - Of the business, as well as fostering the culture of innovation in micro and small enterprises. An exploratory study was carried out, with a qualitative approach, in which a bibliographical and documentary research and comparative analysis of the content of the documents were carried out, using the 13 Dimension Diagnostic / Radar tool of Innovation developed by Sawhney, Wolcott and Arroniz (2006) and Bachmann and Destefani (2008). They are: supply, platform, brand, customers, solutions, relationship, value aggregation, processes, organization, supply chain, presence, network and innovative ambience. The questionnaires were applied in two moments - at the beginning (T0) and at the end of the program (T1), after 24 months. The data collected were collected from a sample composed of 30 companies participating in the ALI Program, based in the city of Piracicaba / SP, from 2013 to 2015. Analyzing the six dimensions highlighted and related to the marketing area (supply, brand , Customers, relationship, presence and network), it can be noticed that more than 70% of the companies participating in the ALI Program (sector independent) have achieved an increase in the degree of innovation from an innovative to occasional or systemic innovation, Which demonstrates the benefits of a company joining SEBRAE / SP's ALI program.