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Título
A EDUCAÇÃO METODISTA NO BRASIL
Uma leitura de Paul Ricoeur
Orientador
Prof. Dr. José Maria de Paiva
Autor
OMIR WESLEY ANDRADE
Palavra chave
Educação. Hermenêutica. Ideologia. Utopia. Confessionalidade.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
21/02/2017
Nº Downloads
1374
Resumo
Esta tese investiga como a perspectiva hermenêutica do filósofo francês Paul Ricoeur pode contribuir para a leitura e compreensão de um documento de natureza confessional, as DEIM – Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista, possibilitando alternativas para a sua releitura no atual contexto sociocultural, econômico, político e histórico em que se encontram as Instituições Metodistas de Educação e, de forma mais ampla e abrangente, no contexto dos atuais desafios da educação brasileira. É, assim, uma interpretação textual que propõe uma nova leitura ao texto das DEIM, a partir da hermenêutica ricoeuriana. Inicialmente, acompanhamos Paul Ricoeur na sua análise crítica do surgimento da hermenêutica e de seus principais expoentes. A seguir, analisamos sua contribuição como filósofo da linguagem, especialmente na abordagem do texto como ação e da ação como texto. Na sequência, contamos a história da educação metodista no Brasil desde o final da década de 1950 até os anos de 1980, quando as DEIM foram aprovadas. Os primórdios da Educação Metodista no Brasil são também analisados, ao lado da hermenêutica que o filósofo francês propõe ao tema da tradução. O trabalho centraliza-se numa análise crítica da perspectiva ricoeuriana sobre o tema da ideologia e da utopia, correlacionado a uma leitura das DEIM em seus aspectos ideológicos e utópicos. Essa tese reflete a atuação pastoral e acadêmica do autor no contexto das igrejas locais e das escolas e universidades metodistas no Brasil durante os últimos 38 anos.
Abstract
This dissertation investigates how the hermeneutic approach brought by French philosopher Paul Ricoeur may contribute to the reading and comprehension of a confessional document, namely the Guidelines for Education in the Methodist Church (Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista, DEIM). This provides rereading possibilities for this document in the current socio-cultural, economic, political, and historical setting in which the Methodist Educational Institutions are included, and more broadly, for considering the current challenges faced by Brazilian education field. Thus, this is a textual interpretation which suggests a novel reading to the DEIM text, based on ricoeurian hermeneutics. Firstly, we introduce Paul Ricoeur’s ideas related to the onset of hermeneutics and its leading exponents. Next, we analyze his contribution as a philosopher of language, especially his approach of text as action and action as text. Following, we tell the history of Methodist education in Brazil since the end of the 1950’s up to the 1980’s, when the DEIM were approved. The beginnings of Methodist education in Brazil are also analyzed, along with the hermeneutics of translation proposed by Ricoeur. This work focuses on a critical analysis of the ricoeurian approach for ideology and utopia, correlating it to a reading for the DEIM in its ideological and utopical features. This dissertation reflects the pastoral and academic experience of the author within Methodist local churches, schools, and universities in Brazil in the last thirty eight years.