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Título
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA: um olhar para os sentidos construídos por seus professores acerca de onde, para quem, por que e como ensinam
Orientador
PROFª DRª MARIA NAZARÉ DA CRUZ
Autor
RENATA HELENA PIN PUCCI
Palavra chave
Professores de inglês; Escola pública; Análise enunciativo-discursiva
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
22/02/2017
Nº Downloads
1076
Resumo
O presente trabalho de pesquisa tem como sujeitos professores de inglês que atuam na escola pública e como objetivo analisar em seus discursos os sentidos que elaboram acerca do ensino do idioma nesse espaço, considerando os sentidos construídos referentes a quem, onde, por que e como ensinam. Com apoio em contribuições teóricas de M.M. Bakhtin, que nos permitiu problematizar a linguagem social, dialógica e ideológica na constituição discursiva do sujeito e também em princípios relativos à linguagem, semiótica e ao desenvolvimento das funções psíquicas humanas de L.S. Vigotski, consideramos que no meio tenso das relações sociais, em contextos históricos e culturais determinados, onde compartilham-se significações e sentidos são produzidos, o sujeito se elabora discursivamente. Neste esteio, partimos da tese que os discursos que (des)valorizam a língua inglesa e a docência na escola pública participam na construção dos sentidos que as professoras elaboram sobre o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública e sobre seu lugar neste processo. Os dados foram construídos a partir da realização de entrevistas com sete professoras de inglês que atuam em escolas públicas estaduais de uma cidade no interior de São Paulo. Pudemos depreender das análises realizadas que as professoras perpetuam alguns discursos estabilizados relativos ao ensino da língua inglesa na escola pública, os quais encontram ecos no âmbito social e trazem marcas do contexto sócio-histórico contemporâneo. Os discursos das docentes acerca do domínio da língua inglesa apresentam valorações distintas, que são enviesadas pelas relações de classe, de modo que a língua inglesa que promove o ingresso do aluno no mundo globalizado, com todos os benefícios agregados a essa inserção, apresenta valor distinto quando se refere aos seus alunos das classes populares e às justificativas para o ensino do idioma na escola pública. Diante de condições adversas de trabalho, como os obstáculos encontrados no dia-a-dia da prática e a dificuldade em reconhecerem e tornarem reconhecido seu objeto de ensino como um conhecimento escolar formativo, portador de um caráter educativo relevante para a emancipação dos alunos, as docentes apoiam-se nos documentos oficiais na apreciação e valoração de sua prática; no prescrito estão as especificidades reconhecidas da prática de professor de inglês, nas quais buscam identificação. Compreendemos que as discussões levantadas podem contribuir para a ressignificação do ensino da língua inglesa para alunos da escola pública como um conhecimento não apenas instrumental.
Abstract
The present work has as subjects English teachers who work in the public school and its objective was to analyze in their speeches the senses they elaborate about the teaching of English in public schools, considering their elaborations about who, where, why and how they teach. Supported by theoretical contributions of M.M. Bakhtin, who allowed us to problematize social, dialogic and ideological language in the discursive constitution of the individual and, also, in principles related to language, semiotics and the development of the human psychic functions of L.S. Vygotsky, we consider that in the tense environment of social relations, in certain historical and cultural contexts, where meanings and senses are shared, the subject is elaborated discursively. In this work, we start from the thesis that the discourses that value the English language and the teaching in public schools participate in the construction of the senses that the teachers elaborate on the process of teaching and learning English language in the public school and on their role in this process. The data was constructed from interviews with seven English teachers who work in state public schools in a city from the state of São Paulo. We can deduce from the analyzes carried out that the teachers perpetuate some stabilized discourses related to the teaching of the English language in the public school, which find echoes in the social scope and have marks of the contemporary social and historical context. Teachers' discourses on the learning of the English language present different values, which are skewed by class relations, the English language that promotes the student's entry into the globalized world, with all the benefits added to this insertion, presents a distinct value when it refers to their students of the popular classes and to the justifications for teaching English in public schools. In the face of adverse working conditions, such as obstacles encountered in the day-to-day practice and the difficulty in recognizing and becoming recognized their teaching subject as a formative school knowledge, that bears an educational character relevant to the emancipation of their students, the teachers rely on official documents in the assessment and appraisal of their practice; in the prescriptions are the recognized specificities of the practice of the English teacher, in which they seek identification. We understand that the discussions raised can contribute to the re-signification of English language teaching for public school students as a knowledge that is not merely instrumental.