Visualização do documento
Título
A influência dos ativos intangíveis no processo de aquisição de uma instituição de ensino superior
Orientador
Prof.ª Drª. Maria José de Camargo Machado
Autor
Flávio Nunes de Almeida Neto
Palavra chave
Fusões e aquisições, ativos intangíveis, instituições de ensino superior e vantagem competitiva.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
22/02/2017
Nº Downloads
797
Resumo
Os processos de fusões e aquisições ganham força no mercado global com destaque para as transações ocorridas durante o século XXI. Empresas buscam fusões ou adquirem outras empresas com o objetivo de reduções de custos, conquista de novos mercados, sinergias, novas tecnologias, valorização da marca e outras formas de obter vantagem competitiva proporcionada pelos ativos intangíveis. No mercado brasileiro de Instituições de Ensino Superior (IES) privado não é diferente, essas transações tiveram início no ano de 2005 e vem crescendo ao longo dos anos, com o propósito de buscar a vantagem competitiva através dos ativos intangíveis. Este trabalho tem por objetivo demonstrar como os ativos intangíveis podem se tornar fonte de vantagem competitiva para a IES adquirente, num processo de aquisição de uma IES. O trabalho teve como metodologia a pesquisa descritiva em fontes acadêmicas a respeito do tema proposto, estudo de caso utilizando como objeto de estudo uma IES localizada no estado de São Paulo e que recentemente passou por um processo de aquisição. O método de pesquisa utilizado é o qualitativo, através do levantamento e verificação das fontes de vantagem competitiva da IES adquirida, análise dos vetores qualitativos que conduziram à finalização do processo e aplicação de um questionário para gestores de ambas as empresas para validação dos dados levantados. Com as análises dos resultados através dos indicadores de desempenho como evasão, inadimplência, tempo de atendimento, conceito MEC, margem de rentabilidade, margem de contribuição, pesquisa de engajamento dos colaboradores e o principal indicador de desempenho o Net Promoter Score (NPS), conclui-se que os ativos intangíveis são fonte de vantagem competitiva nos processos de fusões e aquisições e, no caso da empresa objeto de estudo, foi o principal motivador para a finalização da transação por parte do adquirente.
Abstract
The merger and acquisitions processes increases in the global market with focus on the transactions that occurred during the 21st century. Companies search to merge or acquire other companies with the purpose of reducing costs, conquer new markets, synergies, new technologies, valorization of the brand and other ways to obtain competitive advantage provided by unattainable assets. In the Brazilian market of private Higher Education Institutions (HEI) is no different; these transactions began in 2005 and continued to grow over the years, with the purpose of achieving competitive advantage provided by unattainable assets. This work has the objective to demonstrate how unattainable assets can become a competitive advantage source for the HEI that acquire it, in a process of acquisition of an HEI. The work had as methodology the descriptive research on academic sources about the proposed theme, case study using as the study object a HEI located in the state of São Paulo (Brazil) that recently passed by an acquisition process. The research method used is the qualitative one, through the survey and verification of the sources of competitive advantage of the HEI acquired analysis of qualitative vectors that led towards the finalization of the process and application of a questionnaire for managers of both companies for the validation of survey data. The results analysis based on performance indicators such as evasion, defaults, customer service time, evaluation of Ministry of Education , profit margin, contribution margin, employee engagement survey and the main performance indicator, the Net Promoter Score (NPS) concluded that the unattainable assets are indeed sources of competitive advantage on merge and acquisitions processes - and for the study object company it is the main motivator for the finalization of the transaction by the acquirer.