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Título
FACEBOOK INSIGHTS PARA ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Orientador
Dra. Rosana Borges Zaccaria
Autor
GISELE ELIOS DA SILVA
Palavra chave
Marketing de Relacionamento; Estratégias de Marketing Digital; Facebook Marketing; Gestão da Comunicação; Instituições de Ensino Superior.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
24/02/2017
Nº Downloads
1577
Resumo
Diante da questão de que o monitoramento periódico e comparativo de informações pode propiciar alguma previsibilidade no ambiente complexo da Web, esta pesquisa visou apresentar a aplicabilidade da análise de interesse do consumidor por conteúdo comunicacional, especificamente no ambiente da rede social Facebook, como subsídio às estratégias de marketing de Instituições de Ensino Superior (IES). Quanto às dimensões, tratou-se de pesquisa de natureza aplicada, com objetivo exploratório e descritivo, e abordagem qualitativa de caráter predominantemente interpretativo, por meio da coleta de dados via levantamentos bibliográficos, de estatísticas, e estudo de caso tendo como fontes de evidência registros públicos e online, os quais: institucionais, de serviços e de consumidores. Com o desenrolar da pesquisa, destacaram-se: a) as redes sociais como relevante canal de relacionamento entre marca e consumidor; b) a rede social Facebook como rede de largo alcance de público e por seus constantes investimentos no campo de estudos de percepção do consumidor; e c) as ferramentas Facebook Audience Insights e The Content Marketing Matrix. Logo, categorizaram-se e mensuraram-se publicações da página empresarial da IES Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) na rede social Facebook, por meio de: ranqueamento de interesses de público; estruturação de Matriz de Conteúdo; e exemplificação de consulta de informações de público com a ferramenta Facebook Audience Insights. Entendeu-se que a pesquisa realizada abordou um gap importante a subsidiar com maior profundidade às análises de publicações de páginas empresarias na rede social Facebook: a temática e o tipo de material contemplados nas mesmas. O presente estudo contribuiu ainda na exemplificação de uma sistemática de captação e análise de dados de redes sociais com a sugestão de ferramentas e táticas para seu desenvolvimento; bem como da sistemática de pesquisa acadêmica e mercadológica, com o intuito de que a metodologia e rigor científicos tenham sua aplicabilidade e eficácia percebidas como ferramenta de gestão mercadológica, com a estruturação de métodos de trabalho aplicáveis e em atendimento às demandas empresariais.
Abstract
On the issue that the periodic and comparative information have been monitoring can provide some predictability in the complex Web environment, this research aimed to present the applicability of consumer interest analysis for communicational content, specifically in the social network environment Facebook, as a subsidy to marketing strategies of Higher Education Institutions (HEI). As for the dimensions, it was a research of an applied nature, with exploratory and descriptive objective, and qualitative approach of predominantly interpretative character, through the collection of data through bibliographical surveys, of statistics, and case study having the sources of evidence records public and online, which: institutional, services and consumers. With the development of the research, the following stand out: a) social networks as a relevant channel of relationship between brand and consumer; b) the social network Facebook as a network of wide reach of public and by its constant investments in the field of studies of perception of the consumer; and c) the Facebook Audience Insights and The Content Marketing Matrix tools. Soon, publications of the business page of HEI Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) in the social network Facebook were categorized and measured by means of: ranking of public interests; structuring of Content Matrix; and sample auditing of public information with the Facebook Audience Insights tool. It was understood that the research carried out addressed an important gap to subsidize in greater depth the analysis of publications of business pages in the social network Facebook: the theme and the type of material contemplated in them. The present study also contributed to the exemplification of the systematics of data capture and analysis of social networks with the suggestion of tools and tactics for its development; as well as the systematic of academic and market research, with the intention that scientific methodology and rigor have their applicability and effectiveness perceived as a tool for market management, with the structuring of applicable work methods and in response to business demands.