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Título

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS JOVENS APRENDIZES DO SENAC NAS ORGANIZAÇÕES

Orientador

Profª. Drª. Yeda Cirera Oswaldo

Autor

ISABEL CRISTINA SEVILHA

Palavra chave

Avaliação de Desempenho. Competências. Jovem Aprendiz.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

06/02/2018

Nº Downloads

693

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho, nas organizações, do jovem aprendiz formado no SENAC Águas de São Pedro. Para tanto utilizou a pesquisa diagnóstica, com o objetivo de formular questões qualitativas. Foram avaliados 48 jovens que atuam em 9 empresas. Para tanto, aplicou-se um questionário em 24 tutores para verificar o desempenho dos jovens aprendizes no que diz respeito as competências desenvolvidas, tais como: planejamento, qualidade de serviço, comunicação, colaboração, interdisciplinaridade, pontualidade, assiduidade, habilidade mental, sociabilidade, iniciativa, apresentação pessoal, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal, pro atividade, equilíbrio emocional e organização. Os principais resultados do estudo apontam a importância da avaliação de desempenho para mensurar tais competências. Essa apontou que os conceitos obtidos pelos jovens foram, em sua maioria, muito bom e bom, indicando habilidades no desempenho de suas funções na empresa. Concluiu-se que os tutores das empresas pesquisadas, têm a necessidade de avaliar o desempenho dos jovens nas competências técnicas e comportamentais.

Abstract

The objective of this study was to evaluate the performance, in the organizations, of young apprentice graduated from SENAC Águas de São Pedro. In order to do so, was used diagnostic research aimed at formulating qualitative questions. Were evaluated 48 young people working in 9 companies. To that end, a questionnaire was applied in 24 tutors to verify the performance of young learners in developed competences, such as: planning, quality of service, communication, collaboration, interdisciplinarity, punctuality, attendance, mental ability, sociability, initiative, personal presentation, interpersonal relationship, personal development, pro activity, emotional balance and organization. The main results of the study point to the importance of performance evaluation to measure such competencies. This pointed out that the concepts obtained by the youngsters were mostly very good and good, indicating skills in the performance of their duties in the company. It was concluded that the tutors of the companies surveyed have the need to evaluate the performance of young people in technical and behavioral skills.