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Título

JOGOS COOPERATIVOS E JOGOS COMPETITIVOS: MANIFESTAÇÕES DE SUAS CARACTERÍSTICAS EM UM AMBIENTE EDUCATIVO

Orientador

PROFA. DRA. IDA CARNEIRO MARTINS

Autor

SIMONE CASTRO DOS SANTOS

Palavra chave

Jogos cooperativos; Jogos competitivos; Práticas educativas.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

18/08/2017

Nº Downloads

36080

Resumo

São diversos estudos e discussões que abarcam o universo dos jogos, destacando-se seu papel importante na contribuição da educação de criança e de jovens. Deste modo, os ambientes educativos são espaços que podem proporcionar situações diferentes de jogos e, na atualidade,surgem os jogos cooperativos, que são defendidos em detrimento aos jogos competitivos. Assim, tem como finalidade superar os jogos competitivos, uma vez que os autores favoráveis a esse tipo de jogo, afirmam que os comportamentos competitivos, valorizam apenas o desempenho de um determinado grupo, “o vencedor”. Em consequência, os jogos cooperativos são declarados como facilitadores do despertar de atitudes humanizadas. Portanto, com base na justificativa de que a sociedade contemporânea é individualista e a competição encontra-se exacerbada na mesma, percebe-se que a cooperação e competição são colocadas de forma antagônicas, esquecendo-se que existe espaço para comportamentos competitivos e cooperativos no mesmo jogo. Previamente declaramos que no desenvolvimento desta pesquisa, consideramos o jogo e não a oposição entre essas duas categorias, portanto, não existiu interesse de nossa parte em valorizar um tipo em detrimento de outro. Partindo do pressuposto de que os comportamentos competitivos e cooperativos não são inerentes aos homens, mas sim apreendidos nas relações sociais, buscamos investigar e analisar as manifestações de características atribuídas aos jogos competitivos e cooperativos a partir da observação de práticas educativas vivenciadas por jovens de 16 a 18 anos em uma instituição de assistência social integral e de aprendizagem profissional. Para tal, nos utilizamos da observação participante com o registro em diário de campo e auxílio de videogravações. A partir deste ponto, partimos para análise interpretativa dos dados com apoio nos princípios teóricos. Com base na análise e discussão dos resultados, concluímos que os jogos competitivos e os jogos cooperativos, não podem ser colocados em lados opostos, pois o ganhar e perder fazem parte do universo dos jogos, assim, não podemos negá-los. Ao final do trabalho verificamos que tanto os jogos competitivos como cooperativos proporcionam o desenvolvimento humano e que em ações educativas não devemos enfatizar valores da cooperação em detrimento da competição, responsabilizando os jogos competitivos pela disseminação de contra valores educativos.

Abstract

There are several studies and discussions that cover the universe of games, highlighting their important role in the contribution of children and young people education. In this sense, educational environments are spaces that can provide different games situations. Cooperative games are arising at the present time and they are defended in the detriment of competitive games. Thus, its purpose is to overcome the competitive games, since the authors favorable to the cooperation games affirm that competitive behaviors value only the performance of a particular group: "the winner." As a consequence, cooperative games are declared as facilitators of the awakening of humanized attitudes. Therefore, based on the justification that the contemporary society is individualistic and more competitive, it is perceived that cooperation and competition are placed as antagonists, forgetting that it is possible to include both, competitive and cooperative behavior, at the same time, in the games. We have previously stated that in the development of this research we considered the game, not the opposition between these two categories, therefore, there is no interest on our part to value one type over another. Based on the assumption that competitive and cooperative behaviors are not inherent to men, but rather learned in social relations, this project focused on applying competitive and cooperative games for young people aged 16 to 18, who attended an institution of social assistance and vocational learning. The aim of the work was to analyze and investigate possible manifestations of competitive and cooperative characteristics by the students, considering the descriptions made in the field diary and video recordings. To this purpose, the interpretative analysis of the data recorded in the field diary was based on theoretical assumptions, qualitative analysis, observations and data recording. Based on the discussion and analysis of our results, we concluded that cooperative and competitive games should not be in opposite sides. To our knowledge, win and lose belongs to the game universe and both should not be denied. Thus, we consider that competition and cooperation are opportunities for socialization and development, not being able to place their actions on opposite sides, nor to emphasize values of cooperation to the detriment of competition, making competitive games responsible for the dissemination of educational values.