Visualização do documento
Título
ANÁLISE DE ADERÊNCIA DOS CONCEITOS DE LEAN OFFICE AO PROCESSO DE COMPRAS DE UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
Orientador
Profa. Dra. Ana Rita Tiradentes Terra Argoud
Autor
VIVIANE GOMES CARVALHO
Palavra chave
Compras; Gestão de Operações; Instituição de Ensino Superior (IES); Lean Office; Restaurante.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
16/02/2018
Nº Downloads
804
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a aderência dos conceitos e ferramentas do Lean Office ao processo de compras de um restaurante universitário. O restaurante localiza-se na Faculdade Atenas, em Paracatu, Minas Gerais. A pesquisa se utiliza da abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. As técnicas de pesquisa utilizadas foram pesquisa bibliográfica sobre os temas Lean Office e Compras, e estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizadas observações diretas no restaurante universitário e no setor de compras da instituição. Também foi realizada coleta documental e entrevista semiestruturada com os principais integrantes do processo de compras. As etapas da pesquisa incluíram a realização das entrevistas, o mapeamento do estado atual do processo de compras do restaurante universitário, a análise de aderência aos conceitos Lean Office, a consolidação dos resultados e a sugestão de implantação de ferramentas Lean ao processo de compras. Os resultados obtidos foram: a aderência das principais ferramentas do lean office aplicadas ao processo de compras, reduzindo tempo de espera e aumentando a produtividade da IES (Instituição de ensino superior). Como contribuições, esta pesquisa poderá auxiliar outras instituições de ensino interessadas em reduzir os desperdícios e melhorar a agilidade no processo de compras, por meio dos conceitos e ferramentas do Lean Office.
Abstract
This paper aims to analyze the adherence of Lean Office concepts and tools to the shopping process of a university restaurant. The restaurant is located at the Faculdade Atenas, in Paracatu, Minas Gerais. The research uses a qualitative, exploratory and descriptive approach. The research techniques used were bibliographic research on the themes Lean Office and Procurement and case study. For data collection, direct observations were made in the university
restaurant and in the institution's purchasing sector. Document collection and semi-structured interviews were also carried out with the main members of the purchasing process. The research steps include conducting the interviews, mapping the current state of the university restaurant purchasing process, analyzing adherence to Lean Office concepts, consolidating results, and suggesting Lean tools deployment to the purchasing process. The results obtained were adherence of the main lean office tools applied to the purchasing process, reducing waiting time and increasing IES(Institution of higher education) productivity. This research may assist other education institutions interested in reducing wastage and improving agility in the procurement process through Lean Office concepts and tools.