Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, LAZER E JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS: EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Orientador

Prof.ª Dra. Cinthia Lopes da Silva.

Autor

JEDERSON GARBIN TENÓRIO

Palavra chave

Educação Física e Treinamento; Atividades de lazer; Cultura; Esportes; Ensino Fundamental e Médio.

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

21/02/2018

Nº Downloads

1112

Resumo

O presente estudo teve como objetivos: 1) realizar um levantamento bibliográfico sobre a Educação Física (EF) escolar, cultura, jogos desportivos coletivos (JDC) e educação para o lazer e 2) analisar a eficácia de uma experiência pedagógica de educação para o lazer tendo como conteúdo os JDC. As aulas de EF no Ensino Médio, geralmente apresentam alguns problemas pertinentes, tais como conteúdos repetitivos, aulas sem intervenção e conteúdos esportivizados. Além disso, a maioria dos adolescentes não apresentam o mesmo ânimo em relação a participação em aulas que utilizam o esporte coletivo. Como percurso metodológico, realizamos pesquisa bibliográfica e de campo, sendo este um estudo qualitativo. O levantamento teórico sobre os temas EF, educação para o lazer, experiência pedagógica, Jogos Desportivos Coletivos e cultura foi realizado a partir da base de dados Scielo, do google acadêmico e da biblioteca da UNIMEP. Na segunda fase da pesquisa, realizamos a pesquisa de campo, de tipo participante, em que foram realizadas ações pedagógicas junto a alunos do Ensino Médio, com foco na educação para o lazer. Como técnicas de pesquisa, foram utilizadas anotações em diário de campo decorrentes de observações e questionário. Como resultado consideramos que o ensino sistêmico dos JDC possui uma interface com a educação para o lazer e o referencial cultural, podendo auxiliar na minimização de problemas existentes nas aulas de EF como exclusão, desânimo, individualismo, falta de aprendizagem, competição exacerbada. Pudemos observar durante as aulas uma forma de relação entre os alunos movida em torno dos mais habilidosos, que aos poucos foi se diluindo com as ações pedagógicas realizadas. Os alunos consideraram que as aulas propostas eram diferentes do que estavam acostumados, divertidas e menos excludentes. A pesquisa colaborou para demonstrar a relevância de ações pedagógicas no Ensino Médio a se considerar: a) o contexto cultural dos educandos; b) a valorização de atividades que exploram o componente lúdico; c) diferentes experiências na esfera da cultura corporal de movimento; d) o ensino sistêmico dos Jogos Desportivos Coletivos na aprendizagem de uma modalidade esportiva e e) incentivar os alunos a serem praticantes e espectadores dos esportes. É possível considerar que a educação para o lazer não possa ser exclusivamente uma educação para o “futuro”, mas um tempo/espaço vivenciado no presente, em um ambiente de aprendizagem que contribua para desenvolver o interesse dos alunos pelos conteúdos do lazer.

Abstract

The present study had the following objectives: 1) to carry out a bibliographic survey on physical education (PE), culture, collective sports games (JDC) and education for leisure; and 2) to analyze the effectiveness of a pedagogical experience of education for leisure, having as content the JDC. PE classes in High School usually present some pertinent problems, such as repetitive contents, classes without intervention and sportsized contents. In addition, the majority of adolescents do not have the same spirit in relation to participation in classes that use the collective sport. As a methodological course, we performed bibliographical and field research, this being a qualitative study. Theoretical survey on the themes Physical Education, leisure education, pedagogical experience, Collective Sports Games and culture was carried out from the Scielo database, academic google and the UNIMEP library. In the second phase of the research, we carried out field research, of a participant type, in which pedagogical actions were carried out together with high school students, focusing on leisure education. As research techniques, field diary annotations were used as a result of observations and questionnaires. As a result, we consider that JDC's systemic education has an interface with leisure education and cultural referential, and can help to minimize problems in PE classes such as exclusion, discouragement, individualism, lack of learning, exacerbated competition. We could observe during the classes a form of relation between the students moved around the most skilled, that gradually was diluted with the pedagogical actions carried out. The students considered that the classes proposed were different from what they were accustomed, fun and less exclusive. The research collaborated to demonstrate the relevance of pedagogic actions in High School to consider: a) the cultural context of the students; b) the valuation of activities that explore the recreational component; c) different experiences in the sphere of the body culture of movement; d) the systemic teaching of the Collective Sports Games in the learning of a sport modality and e) to encourage the students to be practitioners and spectators of the sports. It is possible to consider that leisure education can not be exclusively an education for the "future", but a time /space experienced in the present, in a learning environment that contributes to develop students' interest in leisure content.