Visualização do documento
Título
SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO PARA O LAZER: uma proposta pedagógica nas aulas de Educação Física
Orientador
Profa. Dra. Cinthia Lopes da Silva
Autor
SILVIO ROSSI FILHO
Palavra chave
Super-Heróis; Lazer; Educação Física Escolar; Ensino Fundamental; Cultura, Educação.
Grupo CNPQ
Programa
MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
20/02/2018
Nº Downloads
790
Resumo
Falta de conteúdos diversificados, desinteresse por parte dos alunos e falta de intervenção pedagógica nas atividades desenvolvidas, são fatores que promovem o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física escolar, gerados por uma tradição pedagógica que tem como base valores como a competição e o individualismo. Paralelo a isso, os super-heróis são um sucesso cultural (principalmente para o público infanto-juvenil) viabilizados pelos meios de comunicação de massa, sendo associados a produtos e atividades que fazem parte do contexto do lazer. Portanto, considerando a forte presença cultural supracitada dos super-heróis no cotidiano das crianças e jovens do Brasil, os mesmos foram trabalhados nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental numa proposta pedagógica pautada nos valores da educação para o lazer e da Educação Física plural, em busca de viabilizar aos alunos a construção e produção de novos conhecimentos a respeito das práticas corporais e conteúdos do lazer. Sendo assim, o objetivo de tal pesquisa foi a elaboração, realização e análise de uma proposta pedagógica de inclusão do tema dos super-heróis nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental, no sentido da educação para o lazer. Os procedimentos metodológicos utilizados foram compostos por pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando este estudo como qualitativo e quantitativo. Foram realizadas e analisadas quantitativamente 10 experiências pedagógicas junto a alunos dos 2ºanos (quatro classes), 3ºanos (três classes), e 4ºanos (três classes) do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Capivari-SP e para uma das turmas realizamos a análise qualitativa. No total foram 08 aulas de Educação Física para cada classe. O registro da pesquisa de campo foi realizado a partir do diário de campo para fazer as anotações sobre o processo pedagógico. Utilizou-se também as técnicas de observação participante e questionários. Concluímos que por meio da proposta pedagógica houve conhecimentos construídos pelos alunos sobre a cultura corporal, sobre os conteúdos do lazer (em especial o manual), reciclagem de jornais e sobre valores éticos e morais inspirados nos super-heróis como altruísmo e cooperação. Além disso, outros resultados se destacaram como: 1) para alguns alunos a dança na escola é considerada um conteúdo optativo e/ou correspondente ao gênero feminino, 2) outros consideram os super-heróis e as super-heroínas como uma referência de beleza, 3) há também os que possuem preferência pelo Coringa (vilão) ao invés do Batman ou Superman (super-heróis), 4) Resistência inicial por parte de alguns alunos com a proposta pedagógica, pois o interesse nas aulas de Educação Física era focado no conteúdo futebol, 5) a aula 07 “Luta de super-heróis” foi a que teve maior aceitação entre as turmas, 6) as atividades e jogos cooperativos propiciaram um ambiente favorável à convivência e integração.
Abstract
Lack of diversified contents, disinterest on the part of the students and lack of pedagogical intervention in the developed activities, are factors that promote the students' absence in the classes of School Physical Education, generated by a pedagogical tradition which is based on values such as competition and individualism. Parallel to this, superheroes are a cultural success (mainly among children and teenagers) enabled by the mass media, being associated to products and activities that are parts of the leisure context. Therefore, considering the strong cultural presence mentioned above of the superheroes in the daily lives of children and young people in Brazil, they were used as tools in Physical Education classes - Elementary Education in a pedagogical proposal based on the values of education for leisure and plural Physical Education, aimed at enabling the students the construction and production of new knowledge about the body practices and contents of leisure. Therefore, the goal of this research was the elaboration, realization and analysis of a pedagogical proposal of inclusion of the superheroes theme in the Physical Education classes – Elementary Education, in the sense of the education for leisure. The methodological procedures used were composed of bibliographical and field research, characterizing this study as qualitative and quantitative. Were realized and analysed quantitatively ten pedagogical experiences with students from the 2nd year (four class), 3rd year (three class), and 4th year (three class) of the Elementary Education from two public school in Capivari-SP and for one of the classes we accomplish a qualitative analysis. In total, were 08 Physical Education classes for each class. The written record of the field research was accomplished based on the field diary where the notes about the pedagogical process were made. Participant observation techniques and questionnaires were also used. We have concluded, by means of the pedagogical proposal, that there was knowledge built by the students about body culture, leisure contents (especially the manual), recycling of newspapers and about ethical and moral values inspired by the superheroes such as altruism and cooperation. In addition, other results stood out as: 1) for some students the dance in the school is considered an optional content and / or corresponding to the feminine gender, 2) others consider the superheroes and super-heroines as a reference of beauty, 3) there are also those who have a preference for the Joker (villain) instead of Batman or Superman (superheroes), 4) Initial resistance on the part of some students with the pedagogical proposal, since the interest in the classes of Physical Education was focused in the soccer content, 5) The class 07 "Fight of superheroes" was the one that had greater acceptance between the classes, 6) The activities and cooperative games propitiated an environment favourable to living together and integration.