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Título

CARACTERÍSTICAS DO FLUXO DE INFORMAÇÕES NA RELAÇÃO MONTADORAS E CONCESSIONÁRIAS: INFLUÊNCIA NA GESTÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

Orientador

Prof. Dr. João Batista de Camargo Junior

Autor

ROMÁRIO JUNIO MARQUES DE OLIVEIRA

Palavra chave

Gestão do fluxo de informações, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Tecnologia de Informação e Comunicação, Setor automobilístico.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

16/02/2018

Nº Downloads

714

Resumo

Em um ambiente de alta competitividade e constante evolução tecnológica, as organizações precisam buscar incessantemente fatores que irão diferenciá-las da concorrência. De maneira específica no setor automobilístico, utiliza-se uma estratégia ajustada de diálogo entre as montadoras e todos os seus fornecedores e distribuidores, obtendo assim um maior controle sobre os processos de gestão, relacionamento, comprometimento com os resultados e, principalmente, efetividade na gestão do fluxo de informações. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é identificar as características do fluxo de informações na relação entre montadoras e concessionárias e caracterizar sua influência na gestão de produtos e serviços no setor automobilístico. Para atingir esse propósito, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada de caráter qualitativo, exploratória e com procedimentos como pesquisa bibliográfica e estudos de casos múltiplos. Foram aplicadas entrevistas com questionários semiestruturados a nove colaboradores de duas concessionárias na cidade de Paracatu/MG, selecionados através de uma amostragem por tipicidade. Os principais resultados da pesquisa demonstram que, embora as empresas estudadas compreendam os conceitos de cadeia de suprimentos, em algumas vezes ainda não conseguem visualizar os seus principais membros, resultando na perda de oportunidades geradas pelo mercado. Em relação a previsão de vendas, os fatores pré-determinados pelas montadoras nem sempre se aproximam da realidade das concessionárias do interior, o que gera anomalias no processo de gestão da demanda, como o efeito chicote. Já as informações dos clientes e das concessionárias apresentam relevância nos processos de planejamento e produção dos produtos ou serviços. Assim, pôde-se evidenciar que as características do fluxo de informações das cadeias de suprimentos influem diretamente na gestão de produtos e serviços, bem como no desempenho do setor automobilístico.

Abstract

In an environment of high competitiveness and constant technological evolution, organizations must constantly seek factors that will differentiate them from the competition. Specifically in the automotive sector, an adjusted dialogue strategy was used between the automakers and all their suppliers and distributors present in the chain, thus gaining greater control over the processes of management, relationship, commitment to results and mainly effectiveness in the management factor of the information flow that has direct interference in the management with a whole of the chain. Therefore, the objective of this research is to identify the characteristics of the flow of information in the relationship between automakers and dealers and to characterize their influence in the management of products and services in the automotive sector. Thus, a qualitative, exploratory and applied research with procedures to guarantee the clear explanations of the approaches under study has been used the bibliographic research with multiple case studies where interviews with semi-structured questionnaires will be applied to nine collaborators of levels strategic and tactical of the dealers, with a typicla sample. The main results of the research demonstrate that while the studied companies understand supply chain concepts, sometimes their main members have not been reached, resulting in the loss of opportunities generated by the market. Regarding the sales forecast, the factors predetermined by automakers do not always approximate the reality of inner land dealers, which generates anomalies in the process of demand management, such as the bullwhip effect. The information of the customers and dealers have relevance in the processes of planning and production of the products or services. Thus, it was possible to show that the characteristics of the supply chain information flow directly influence the management of products and services, as well as the performance of the automotive sector.