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Título

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA A PROSPECÇÃO DE ALUNOS PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) DO NOROESTE DE MINAS GERAIS

Orientador

Profª. Drª Teresa Dias de Toledo Pitombo

Autor

FELIPE NETO VASCONCELOS

Palavra chave

marketing digital, estratégias de marketing, instituições de ensino superior.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

16/02/2018

Nº Downloads

722

Resumo

Este estudo buscou apresentar os conceitos e aplicação das estratégias de marketing tradicional e digital, e seu problema de pesquisa relacionado à prospecção de alunos em instituições privadas de ensino superior presentes no Noroeste Mineiro. Assim, seu sustento e subsídio se dão por meio de pesquisa bibliográfica. A pesquisa realizada caracteriza-se por uma pesquisa exploratória e descritiva em caráter qualitativo, por meio de questionários respondidos por alunos que tem interesse em ingressar no ensino superior. Foram coletados 119 questionários em dois cursos pré-vestibulares e duas escolas, ambos presentes no Noroeste Mineiro, e foi constatado por meio de análise de dados que, as instituições de ensino superior presentes utilizam de estratégias de marketing suficientes para a prospecção de alunos, porém destaca-se que nem todas as estratégias empregadas são realmente efetivas para o público-alvo, sendo necessário o aprimoramento de algumas estratégias para melhoria da prospecção, além de uma melhor distribuição de recursos e esforços através de ações de marketing. Assim sendo, buscou-se mensurar os resultados obtidos, com fins de comprovar a eficiência das estratégias de marketing utilizadas e destacar as melhores alternativas para a prospecção de alunos, o que resultará em mudanças organizacionais para o alcance dos objetivos. Diante disso, a aplicação de questionários nas principais cidades do Noroeste mineiro proporcionou a coleta de dados, apreciação dos resultados e relevância desse estudo.

Abstract

This study aimed to present the concepts and application of traditional marketing strategies and digital marketing, and its research problem related to the prospecting of students in private institutions of higher education present in the Northwest of Minas Gerais state. Therefore its support and subsidies are given through bibliographic research. The research is characterized by an exploratory and descriptive qualitative research, by the use of questionnaires answered by students who are interested in enrolling in university. A total of 119 questionnaires were collected in two pre-university courses and two schools in the Northwest of Minas Gerais, so it was verified through data analysis that the present higher education institutions use plenty marketing strategies to prospect students, however, it should be noted that not all the strategies applied are really effective for the target audience, and that some improvement strategies are necessary in order to improve prospecting. In addition, to a better distribution of resources and efforts through marketing actions, it was sought to measure the results obtained, proving the efficiency of the marketing strategies used and highlighting the best alternatives for the prospection of students, which will result in organizational changes to reach the goals. Therefore, the application of questionnaires in the main cities of the Northwest of Minas Gerais provided data collection, assessment of the results and relevance of this study.