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Título

AÇÕES SUSTENTÁVEIS E SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Orientador

Profa. Dra. Teresa Dias de Toledo Pitombo

Autor

SILMARA REGINA DE SOUZA

Palavra chave

Ações sociais. Ações sustentáveis. Sustentabilidade. Marketing social. Responsabilidade social. Microempresa.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

21/02/2018

Nº Downloads

840

Resumo

Temas relacionados às demandas ambientais e sociais têm sido amplamente abordados, tanto em debates teóricos quanto no âmbito empresarial. Juntamente com os termos responsabilidade social, sustentabilidade e marketing social, outras expressões e conceitos foram trazidos para o dia a dia das empresas. As empresas passaram a incorporar ações sociais e sustentáveis em sua gestão, ainda que de forma gradativa. E, mesmo assim, não apenas as grandes empresas, mas as micro e pequenas também começaram a observar a importância da sustentabilidade e do marketing social no contexto estratégico. Levando-se em consideração a importância das micro e pequenas empresas para a economia e para o desenvolvimento social, este trabalho propõe um estudo acerca das ações sustentáveis e sociais praticadas pelas micro e pequenas empresas da região de Piracicaba, sua relação com a estratégia de marketing e como essas ações contribuem para as empresas pesquisadas. Além disso, esta pesquisa investigou quais ações sustentáveis e sociais são praticadas pelas empresas pesquisadas e quais fatores são levados em consideração quando se adotam essas ações. A metodologia empregada envolveu um estudo exploratório, descritivo, documental e um levantamento quantitativo, com a realização de um pré-teste aplicado em 10 empresas da região de Piracicaba. Os resultados demonstraram que as empresas pesquisadas já praticam algumas ações sociais e sustentáveis e que acreditam haver benefícios ligados ao marketing com a prática dessas ações.

Abstract

Issues related to environmental and social demands have been widely addressed, both in theoretical and business discussions. Along with the terms social responsibility, sustainability and social marketing, other expressions and concepts have been brought into the day-to-day business. The companies began to incorporate social and sustainable actions in their management, even in a gradual way. And yet, in this gradual way, not only large companies, but micro and small companies also began to realize the importance of sustainability and social marketing in the strategic context. Taking into account the importance of micro and small enterprises for the economy and for social development, this paper proposes a study about the sustainable and social actions practiced by micro and small companies in the region of Piracicaba, its relation with the marketing strategy , and how these actions contribute to the companies surveyed. In addition, this research will investigate what sustainable and social actions are practiced by the companies surveyed and what factors are taken into account when adopting these actions. The methodology used involves an exploratory, descriptive, documental study and a quantitative survey, with the accomplishment of a pre-test applied in 10 companies of the region of Piracicaba. The results showed that the companies surveyed already practice some social and sustainable actions and believe that there are benefits linked to marketing with the practice of these actions.