Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AOS DOCENTES DO CURSO DE DIREITO DE UMA IES PARTICULAR

Orientador

Graziela Oste Graziano Cremonezi

Autor

ANDRESSA CRISTINA DE SOUZA ALMEIDA

Palavra chave

Competência. Docente. Mapeamento.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

16/02/2018

Nº Downloads

732

Resumo

A presente pesquisa teve o objetivo principal de mapear as competências dos docentes do curso de direito em uma IES particular. Procurou-se identificar e apontar as competências identificadas na politica institucional e as competências desenvolvidas no trabalho de docente. A pesquisa, de caráter descritivo e aplicado, utilizou-se de entrevistas e de questionário sociodemográfico para coleta de dados. Uma revisão bibliográfica foi feita ao redor do assunto, com conceitos, evolução, história, classificação, definições e métodos. Valeu-se da análise de conteúdo para tratamento dos dados qualitativos. A amostra foi constituída por 7 (sete) docentes do Curso de Direito que trabalham na Faculdade Atenas, em Minas Gerais. A identificação dos gaps após o mapeamento de competências permite o planejamento de estratégias a fim de reduzir as discrepâncias entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e aquelas disponíveis na organização. Foram identificadas como competências necessárias na política institucional a: Habilidade técnica (conhecimentos), Habilidade humana, Habilidade Científica, Criatividade, Raciocínio Lógico, entre outras. No trabalho como docente foram identificadas as seguintes com competências: Conhecimento técnico, Didática, Controle da voz, Oratória, Proatividade, Relacionamento Interpessoal, Ética e Honestidade, entre outras. Os resultados demonstram a pertinência do uso do Mapeamento de competências, visto que a adoção desse processo oferece contribuições para o desenvolvimento e alcance das politicas estratégicas das organizações.

Abstract

The present research had the main objective of mapping the competences of the professors of the course of law in a particular HEI. We sought to identify and identify the competencies identified in institutional politics and the competences developed in the work of teachers. The descriptive and applied research was carried out using interviews and a sociodemographic questionnaire for data collection. A bibliographical review was made around the subject, with concepts, evolution, history, classification, definitions and methods. The content analysis was used for the treatment of qualitative data. The sample consisted of 7 (seven) professors of the Law Course who work at the Faculdade Atenas, in Minas Gerais. The identification of gaps after the mapping of competencies allows the planning of strategies in order to reduce the discrepancies between the competencies necessary to achieve the organizational objectives and those available in the organization. The following skills were identified as necessary in institutional policy: Technical Skills (Knowledge), Human Skills, Scientific Skills, Creativity, Logical Reasoning, among others. In the work as a teacher, the following competencies were identified: Technical Knowledge, Didactics, Voice Control, Oratory, Proactivity, Interpersonal Relationship, Ethics and Honesty, among others. The results demonstrate the relevance of the use of Competency Mapping, since the adoption of this process contributes to the development and achievement of the strategic policies of organizations.