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Título
O PROJETO “JOÃO CIDADÃO” COMO FERRAMENTA DO MARKETING SOCIAL
NA DIFUSÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
Orientador
Profª. Dra Teresa Dias de Toledo Pitombo
Autor
BRUNO ANTUNES RODRIGUES
Palavra chave
marketing social; projeto “João Cidadão”; direitos fundamentais.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
16/02/2018
Nº Downloads
686
Resumo
O presente estudo investigou as estratégias de marketing adotadas pelo Conselho
Nacional do Ministério Público na difusão do Projeto “João Cidadão”. Nessa visão
ampliada de marketing, foram analisadas as ferramentas do marketing social como
ferramenta eficiente na consecução do projeto visando garantir que os cidadãos,
beneficiários dos serviços públicos, alcancem os direitos e garantias fundamentais,
tão importantes ao exercício da cidadania. Para tal, foram investigados conteúdos
relacionados ao marketing social, bem como a comunicação integrada de marketing
no contexto social. Para que os objetivos dessa pesquisa fossem alcançados, foi
desenvolvida uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, o que se verificou por
meio de entrevistas com os gestores do Projeto "João Cidadão”. Esta dissertação é
classificada como uma pesquisa aplicada porque objetiva gerar conhecimentos para
aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e
interesses locais. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa. Segundo os resultados,
os objetivos do projeto foram alcançados, o projeto alcança maior público através do
facebook e é difundido apenas em alguns estados, ressalta-se que não há meios de
controle quanto a execução e atividades ligadas ao projeto. Ressalta-se a
necessidade de controle, para que sejam pontuadas as ações do projeto que atingem
sucesso em cada estado, assim possibilitaria a criação de estratégias para serem
desenvolvidas em todo o país.
Abstract
The current study investigates the marketing strategies adopted by the “Conselho
Nacional do Ministério Público” in the “João Cidadão” Project disclosure. Into this
marketing expanded concept, social marketing tools were analyzed as an efficient tool
to ensure that citizens will be beneficiaries of public services, reaching the fundamental
rights and guarantees, that it is so important to the exercise of citizenship. To verify if
these goals were reached, were investigated subjects related to the social marketing,
as well as its integration to the social context. Furthermore, an exploratory qualitative
research was conceived, which was putted into action through interviews with the
managers of the "João Cidadão" Project. In function of it, this work were classified as
an applied research, because it aims to generate knowledge for practical application
focused on solving specific problems as those correlated to local beliefs and interests.
According to the results, the goals of the project were achieved, because it reached a
large public through facebook even without a structured control or massive diffusion of
its activities and being released in only few States in Brazil. However, it is important to
enable the strategies of diffusion and control to guarantee the establishment of the
project anywhere in the country.