Visualização do documento
Título
O IMPACTO DO CONFLITO INTRAGRUPAL NA SÍNDROME DE BURNOUT EM MERENDEIROS(AS) DE ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Orientador
Profª Drª Yeda Cirera Oswaldo
Autor
DÉBORA ORNELLAS DE ALMEIDA
Palavra chave
Conflito. Conflito Intragrupal. Estresse. Estresse Laboral. Síndrome de Burnout.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
19/02/2018
Nº Downloads
688
Resumo
Este estudo teve como objetivo diagnosticar o impacto do conflito intragrupal sobre as dimensões da síndrome de burnout. Para isso foram convidados à participar da pesquisa, 98 merendeiros de escolas públicas e municipais, de ambos os sexos e sem restrição de idade, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A amostra foi de 60 (n=60) trabalhadores. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário de autopreenchimento, composto por duas escalas que aferiram as variáveis do estudo (Escala de Conflitos Intragrupais e Maslach Burnout Inventory), além de um questionário de levantamento de dados sóciodemográficos dos participantes. As respostas do questionário formaram um banco de dados, a partir do qual foram realizadas as análises estatísticas através do programa programa SAS System – Statistical Analysis System – versão 9.2 para Windows. Foram realizadas as análises estatísticas descritivas (frequências, percentuais, médias e desvios-padrão) e correlacionais (correlação bivariada – ρ de Spearman). Como resultados, o presente estudo revela que os merendeiros e merendeiras das escolas municipais de uma cidade do interior do estado de São Paulo, não apresentam as dimensões de conflito intragrupal e burnout de maneira significativa, porém existe uma correlação positiva entre os fatores conflito de tarefa e desumanização (relacionando o burnout e o conflito intragrupal), e uma correlação expressiva que comprova haver maior índice de desumanização (dimensão do burnout) para os indivíduos sem companheiros. Com base nos fatos analisados, concluiu-se porém que o conflito intragrupal não tem relação no desenvolvimento da síndrome de burnout também em merendeiros(as) de escolas públicas do interior do estado de São Paulo.
Abstract
This study had how objetive the diagnosis or impact of intragroup conflict on how dimensions of burnout syndrome. In addition, those lunch boxes of municipal schools, of both sexes and without restriction of age, of a city in the interior of the state of São Paulo. The sample was 60 (n=60) workers. For a data collection with the use of a self-completion questionnaire, composed of two scales that checked as variables of the study, in addition to a questionnaire to collect sociodemographic data of the participants. As answers of the questionnaire formed a database, from which it was performed as statistical analyzes through the program program SAS System - Statistical Analysis System - version 9.2 for Windows. Descriptive statistics (frequencies, percentages, means and standard deviations) and correlational (bivariate correlation - ρ of Spearman) were performed as statistical analyzes. As results, the present study reveals that the deserving and deserving of the municipal schools of a city in the interior of the state of São Paulo, are not presented as dimensions of intragroup conflict and burnout in a significant way, but there is a positive correction among the conflict factors of the task and dehumanization (relating burnout and intragroup conflict), and an expressive correlation that proves the highest rate of dehumanization for the consumer without companions. On the basis of the analyzed facts, it was concluded that intra-group conflict has no relation to any development of burnout syndrome also in public school lunchrooms in the interior of the state of São Paulo.