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Título

A TEORIA DO CAOS COM UMA CONTRIBUIÇÃO À COMPREENSÃO DO COM-PORTAMENTO DA CAPTAÇÃO DE ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EN-SINO SUPERIOR DO NOROESTE DE MINAS GERAIS

Orientador

Prof.ª Dra. Maria José C. Machado

Autor

ROMÉRIO RIBEIRO DA SILVA

Palavra chave

modelo de previsão, teoria do caos, captação de alunos, análise multicriterial.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

16/02/2018

Nº Downloads

820

Resumo

Este estudo buscou aplicar os conceitos de atratores e expoentes de Lyapunov a uma série temporal de aprovados no processo de seleção e número de matriculados nos cursos superiores da Instituição de ensino superior do noroeste de Minas Gerais em um período de 05 anos. Isto se sustenta pela busca de convergência ou divergência com o número esperado de matriculados definido como ótimo pelos gestores da ins-tituição e se a aproximação ou afastamento da curva ideal de previsão de demanda para o número de matriculados apresenta componentes flutuantes e complexos ao longo do tempo, característica de sistemas dinâmicos regidos pelas leis da Teoria do Caos. Neste interim, busca-se elencar a análise multicriterial na tomada de decisões na gestão do processo de captação de alunos. Os principais resultados encontrados mostraram que o curso de Administração de Empresas tem expoente de Lyapunov positivo, Direito, Educação Física, Nutrição e Sistemas de Informação, mostraram ex-poente negativo. Desta forma é crível admitir a existência de alguma variável que não aquelas listadas na literatura e elencadas neste trabalho para o curso de Administra-ção de Empresas e interferindo no processo de captação e fidelização de alunos.

Abstract

This is a study sought to develop the concepts of Lyapunov exponents and a temporary series of cases without selection selection and number of enrolled in the higher disci-plines of higher education in northwestern Minas. This is sustained by the search for convergence or di-vergence with the expected number of matricodoxos as improved to obtain the highest number of enrolled and better scheduling options. over time, char-acteristic of dynamic systems governed by the laws of Chaos Theory. In the meantime, the aim is to present a multicriteria analysis in decision-making in the management of the student recruitment process. The results were found by a Business Administration course with positive experience, Law, Physical Education, Nutrition and Information Systems, with negative exponent. In this way it is credible to admit the existence of some variable that is not listed in the literature and elencadada in this work for the course of Business Administration and interfering in the process of capturing and loy-alty of students.