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Título

APLICAÇÕES DO MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS NA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM MINAS GERAIS

Orientador

Prof. Dr. Thel Augusto Monteiro

Autor

WESLEY JÚNIOR DE CASTRO RIBEIRO

Palavra chave

Ensino Superior. Marketing meio digital. Relacionamento. Redes sociais.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

16/02/2018

Nº Downloads

733

Resumo

O ambiente digital se tornou parte das empresas, o uso da internet trouxe novas oportunidades e novas preocupações para as organizações, as mídias sociais exigem dedicação para manter um bom relacionamento com o cliente. Esta pesquisa visou apresentar a análise da comunicação adotada na mídia social Facebook pela Instituição de Ensino Superior (IES) Faculdade Atenas em sua comunicação com os interessados na página. A pesquisa evidenciou a utilização da comunicação institucional como meio de ganho de vantagem competitiva. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa aplicada por meio de um estudo de caso utilizando como base a IES Faculdade Atenas, com base em uma abordagem qualitativa, forma utilizadas ainda o método exploratório e descritivo para compreensão do cenário da organização e a apresentação dos dados obtidos. Primeiramente foi realizado o levantamento bibliográfico, assim como o levantamento dos dados referentes ao Facebook da instituição e, por fim, foi apresentado o estudo de caso da referida IES. Durante a análise dos dados ficou visível que a comunicação institucional está condizente com a missão e os valores da organização, a página demonstrou potencial para melhorar o engajamento com os fãs. O presente trabalho contribuiu ainda na exemplificação de uma sistemática captação e análise de dados de redes sociais com táticas para seu desenvolvimento, com o intuito de que a metodologia e o rigor científico tenham aplicabilidade e eficácia como ferramenta de gestão mercadológica.

Abstract

The digital environment becomes part of the business, the use of the internet and new tasks for organizations, such as the need for dedication to maintain a good relationship with the customer. This search results to analytics available in the social social Facebook in the Institution of Higher Education (IES) Faculty Athens in its communication with the interests on the page. One research evidenced a use of communication as a means of gaining competitive advantage. In order to reach the proposed objectives, a study was carried out through a case study as a database of the IES - Faculdade Atenas, based on a qualitative approach, with the use of the exploratory and descriptive method to understand the scenario of the obtained. The questionnaire was carried out and the bibliographic survey, as well as the survey of the data related to Facebook of the institution and, finally, the case study of the HEI was presented. During an analysis of the data it became clear that institutional communication is conditioned to a mission and values of the organization, a potential demonstration page to improve the engagement with the fans. The present work also contributed to the exemplification of a systematic way of capturing and analyzing data of social networks with the aim of developing, with the intention of a methodology and the rigor of having the capacity to apply and to surrender as a marketing tool .