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Título

UM ESTUDO DO ALINHAMENTO ENTRE AS COMPETÊNCIAS DE REGENTES (ORQUESTRAS E COROS) E GESTORES DE PROJETO: DUPLO PAINEL COM ESPECIALISTAS

Orientador

PROF. DR. MAURO LUIZ MARTENS

Autor

FELIPE ARAGÃO CAMPOS SALLES

Palavra chave

Competências, Gestores de Projetos, Regentes.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

19/02/2018

Nº Downloads

836

Resumo

Peter Drucker enunciou, no final da década de 1990, que as empresas seriam como Sinfônicas. No que tange o gerenciamento de projetos, existe uma alta taxa de falhas e problemas de performance. Neste cenário e, a partir de uma visão baseada em competências, uma série de analogias (tais como gestores de projetos/regentes, time/músicos e ensaios/planejamento) entre a direção de uma sinfônica e o gestor de projetos foram analisadas – em especial a relação gestor de projetos e regente. Além disso, este trabalho está inserido na lacuna de pesquisa, na qual uma série de autores apontam a necessidade do estudo de novas competências para os gestores frente aos desafios contemporâneos (por exemplo, novas tecnologias, economia global, rapidez e foco na efetividade). Surge então a questão-problema de pesquisa: Quais competências de regentes (orquestras e coros) podem ser adicionadas aos modelos de competências de gestão de projetos? A pesquisa visa propor um conjunto de competências para gestores de projetos alinhado com competências de regentes (orquestras e coros). A metodologia utilizou painel de especialistas em duas fases. Na primeira, foram entrevistados regentes e, na segunda, as competências foram avaliadas por gestores de projetos. Como contribuições potenciais, este estudo apresenta um referencial teórico sobre competências de gestores de projetos e de regentes, além de compor um conjunto de competências com dimensões e variáveis a partir da transferência de competências dos regentes para gestores de projetos, como carisma, pódio, autoconfiança, conhecimento em artes visuais e curiosidade científica.

Abstract

Peter Drucker stated, in the late 1990s, companies would be like symphonics. Regarding project management, there is a high rate of failures and performance problems. In this scenario, and from a competence-based view, several analogies (like project managers/conductor, team/musicians and planning/rehersal) between the direction of a symphony and the project manager were analyzed – specially the relacionship between project manager and conductor. Furthermore, this work is inserted in the research gap, where a series of authors point out the need to study new competencies for managers in face of contemporary challenges (for example, new technologies, global economy, speed and focus on effectiveness). Therefore, the problem question comes up: Which conductors‘ competences (orchestra and choirs) can be added to the project management competences frameworks? The research proposes a theoretical and empirical model of competences for project managers lined with competences of conductors (orchestras and choirs). The methodology is expert panel in two level. At first, it was conducted five interviews with conductors. In addition, at second, five project managers evaluated the framework. As potential contributions, this study presents a theoretical reference on the competences of project managers and regents (orchestras and choirs) and composes a theoretical-conceptual and empirical framework with dimensions and variables from the transfer of conductors‘ competences to project managers.