Visualização do documento
Título
A inserção da igualdade de gênero nos planos de educação do Brasil: aspectos jurídicos e doutrinários
Orientador
Everaldo Tadeu Quilici Gonzalez
Autor
Barbara dos Santos Barbosa
Palavra chave
Igualdade de gênero; Aspectos jurídicos; Aspectos doutrinários.
Grupo CNPQ
Programa
MS - DIREITO (PPGD)
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
26/02/2018
Nº Downloads
574
Resumo
Apesar dos avanços sociais e legais, as mulheres ainda vivem em situação de submissão em relação aos homens, numa sociedade em que deveriam viver de maneira igualitária. Para que haja a mudança deste pensamento e, com isto, as mulheres passem a perceber que são iguais aos homens em direitos, e para que os homens as vejam e as respeitem também desta forma, a presente dissertação busca debater sobre a inserção da igualdade de gênero nos planos de educação do Brasil, em seus aspectos jurídicos e doutrinários. Para a consecução de tal proposta, a pesquisa se dividiu em quatro partes. Na primeira delas, foi feita uma análise histórica sobre a participação das mulheres no ambiente escolar. Já na segunda, foram analisados os aspectos doutrinários da igualdade de gênero. Na terceira, analisou-se os aspectos jurídicos da igualdade de gênero. Por fim, na quarta parte, foram vistos os benefícios relacionados à igualdade de gênero. A base metodológica eleita foi a documental, operacionalizada por meio de um amplo levantamento bibliográfico destinado a construir uma base doutrinária e jurídica acerca da temática ora exposta.
Abstract
Despite social and legal advances, women still live in a situation of submission to men in a society in which they should live in an equal way. In order to change this thinking and, with this, women realize that they are equal to men in rights, and for men to see them and to respect them also in this way, the present dissertation seeks to discuss the insertion of gender equality in the education plans of Brazil, in its legal and doctrinal aspects. In order to achieve such a proposal, the research was divided into four points. In the first one, a historical analysis was made about the participation of women in the school environment. In the second, the doctrinal aspects of gender equality were analyzed. In the third, the legal aspects of gender equality were analyzed. Finally, at the fourth point, the benefits related to gender equality were seen. The chosen methodological basis was the documentary, operationalized by a broad bibliographical survey designed to build a doctrinal and juridical basis on the thematic now exposed.