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Título
A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM EMPRESA DE REFRIGERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Orientador
ROSANA BORGES ZACCARIA
Autor
ANA CLAUDIA CARRAPATO ASSIS
Palavra chave
Marketing de Relacionamento. Marketing Digital. Facebook.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
21/06/2017
Nº Downloads
636
Resumo
O marketing digital tem proporcionado melhoria no relacionamento das empresas com seus consumidores. Assim, este trabalho teve por objetivo verificar como o marketing de relacionamento e o marketing digital são utilizados com o propósito de melhorar a vantagem competitiva das empresas. Para isso, realizou-se um estudo exploratório envolvendo pesquisa bibliográfica em livros e artigos e pesquisa em dados secundários de uma empresa do Estado de São Paulo, para avaliar a influência do Facebook sobre o relacionamento entre essa organização e os diversos públicos. Realizou-se também pesquisa quantitativa, por adotar a estatística nas métricas do marketing digital, e pesquisa descritiva, para descrever as inserções do Facebook da empresa tomada por estudo de caso. Por meio das pesquisas utilizadas neste trabalho, pôde-se observar a receptividade dos clientes às inserções de conteúdos digitais nessa rede social. Os resultados obtidos ressaltam que a avaliação de resultados da estratégia promocional é realizada por métricas disponibilizadas pela rede social Facebook por meio de visualização da imagem da empresa pelos internautas. Compreende-se que esse tipo de análise deva ser o resultado esperado pelo gestor que investe na comunicação com o mercado via redes sociais, pois as inserções na mídia social Facebook são uma opção atual para desenvolver o marketing de relacionamento com os clientes. Constatou-se que a utilização das mídias sociais vem aumentando principalmente por intermédio dos smartphones, os quais são um importante meio de acesso à internet e fazem parte da vida de muitas pessoas no mundo inteiro. Observou-se, ainda, que a empresa analisada pode aumentar o uso que faz do Facebook e integrá-lo às outras mídias digitais, para obter maximização de resultados nas estratégias de marketing digital que ela utiliza.
Abstract
Digital marketing has improved the relationship between companies and their consumers. This paper reported how relationship marketing and digital marketing are used to improve the competitive advantage of companies. An Exploratory Study of bibliographic research in books, papers, and research on secondary data of an organization from São Paulo State were carried out to evaluate the influence of Facebook in the relationship of the company with different target public. Quantitative research was also used for adopting statistics in digital marketing metrics and descriptive research in order to describe posts on the company Facebook, the one which was chosen for this case study. Through this research, client’s receptivity in relation to the insertions of digital contents on Facebook was observed. The obtained outcomes point out that the results evaluation in this type of Promotional Strategy is performed by metrics which were made available by the Facebook social network through the visualization of the company image by the users, and that this type of analysis must be the result expected by the manager who invests in the communication with the market via social network, because the insertions on Facebook are a current option to develop the relationship marketing with clients, since the use of the social media has increased especially due to the smartphone use which provides access to it. It was also observed that the company can increase the use of Facebook, and integrate it with other digital media in order to obtain better results in the digital marketing strategies used by the organization.