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Título

PROPOSTA DE MARKETING DE RELACIONAMENTO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO TÉCNICO (IET): ESTUDO EXPLORATÓRIO EM LIMEIRA - SP

Orientador

Prof. Dr. PEDRO DOMINGOS ANTONIOLLI

Autor

PEDRO LUIZ MATEUS MANOEL

Palavra chave

Marketing. Marketing de Relacionamento. Instituição de Ensino Médio Técnico Profissionalizante. Limeira/SP.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

28/09/2017

Nº Downloads

655

Resumo

A presente dissertação se propõe a estudar as estratégias e ações de marketing de relacionamento e de marketing aplicados à criatividade para as Instituições de Ensino de cursos técnicos profissionalizantes. O estudo se apoia em fundamentação teórica e estudo de caso, dentro da perspectiva de relacionamento e da criatividade, das redes de interação das Instituições de Ensino Técnico da cidade de Limeira – São Paulo. A coleta de informações para este trabalho foi realizada através de questionários aplicados em duas instituições de ensino na cidade de Limeira, tendo como público-alvo alunos de cursos técnicos de administração, por ser este o curso com número maior de inscritos na cidade. O questionário em questão foi aplicado em um universo de 200 alunos, amostra significativa e relevante para a pesquisa. Em relação ao levantamento de dados iniciais, utilizou-se o método survey, e foram selecionadas duas Instituições A e B para a realização da pesquisa, ambas com polos na cidade de Limeira. A amostragem probabilística simples e aleatória foi empregada neste caso por se referir a uma amostra na qual cada item ou pessoa na população possuir a mesma probabilidade de ser incluída. Assim, esta pesquisa dedicou-se a verificar os atributos que influenciam na escolha por parte do aluno pelo curso técnico de administração de uma determinada Instituição de ensino técnico, pautado em seu marketing de relacionamento. Como ponto de partida, este estudo utilizou a pesquisa de caráter descritivo diagnóstico, fundamentando a investigação na reflexão de autores renomados. Os resultados obtidos indicam, entre outros dados, que 48% dos respondentes avaliaram o marketing de relacionamento como importante, e 31% dos entrevistados o avaliaram como muito importante. Outro aspecto identificado pela pesquisa é que as instituições devem observar que o MR deve ser mais bem delineado e mais claro para o entendimento dos alunos. Por fim, espera-se que, por meio do Marketing de Relacionamento e com o uso do marketing de criatividade - além do suporte da tecnologia aplicados aos processos ferramentais de marketing de relacionamento nas IET – seja possível aumentar a assertividade dessas IET no tocante ao atendimento das necessidades e expectativas de seus clientes alunos e pares internos e externos, propiciando assim condições de aumento de competitividade organizacional. Com isso, o tema ora proposto encontra, além de justificativa empírica, indicação para pesquisas futuras com o intuito de aprofundar os construtos das percepções dos alunos, considerando que o estudo constatou a existência de uma forte relação entre a qualidade percebida e a esperada.

Abstract

The present dissertation aims to study the strategies and actions of marketing of relationship and marketing applied to the creativity for the Institutions of professional technical courses. The study is based on theoretical foundation and case study, within the perspective of relationship and creativity of the networks of interaction of the Technical Teaching Institutions in the city of Limeira, São Paulo. The data collect for this study was made through questionnaires applied in two educational institutions in the city of Limeira - state of São Paulo - amongst students of the administration technical course, considering that this course has the largest number of enrolled students in this city. The survey was applied to a universe of 200 students, a significant and relevant sample for the research. For the initial data collection, the survey method was employed, and two Institutions A and B were selected for the survey, both with poles in the city of Limeira. The random simple probabilistic sampling was chosen for this case considering that it refers to a sample in which each item or person in the population has the same probability of being included. Thus, this research focused on verifying the attributes that influence the student's choice of the technical course of administration of a particular technical education institution, based on their relationship marketing, and, as a starting point, the present study used the method of descriptive diagnostic character research, aiming to structure the investigation on the theoretical contributions of referred authors. The results indicate, among other aspects - that 48% of the people interviewed considered relationship marketing as important, and 31% considered it as very important. Another important point identified by the research is that institutions should note that MR should be better delineated, detailed, and clearer for student understanding. Finally, it is expected that through Relationship Marketing and the use of creativity marketing - with technology support applied to the relationship marketing tools in the EIT – it will be possible to increase the assertiveness of these EITs concerning the needs and expectations of students and internal and external peers, providing conditions for an improvement on organizational competitiveness, thus justifying the proposed theme and also suggesting a possibility for future research that will aim to investigate in a more depth sense the construction of students' perceptions, since it has been perceived that there is a strong relationship between perception quality and expected quality.