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Título

REFLEXÕES SOBRE O CORPO INFANTIL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O LUGAR DO MOVIMENTO EM PAUTA

Orientador

PROF. DR. IDA CARNEIRO MARTINS

Autor

BRUNA DA SILVA

Palavra chave

Corpo. Movimento. Ensino Fundamental. Infância.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/04/2017

Nº Downloads

1539

Resumo

Para a realização deste estudo, buscamos compreender como as práticas escolares relativas ao 1º ano do Ensino Fundamental contribuem para a promoção, contenção ou impedimento da ação corporal infantil, levando em conta que as crianças desse ciclo possuem cinco ou seis anos de idade, busca-se compreender como o corpo infantil é considerado na escola, de tal modo que se verifique se as ações educativas indicam, ou não, tendências ao silenciamento ou à promoção da ação corporal das crianças que a frequentam. Para tanto, partimos de considerações que englobam aquilo que é previsto por meio dos documentos oficiais para o Ensino Fundamental de nove anos, bem como pesquisas recentes que demonstram como a ampliação do ensino para nove anos tem ocorrido na rede básica de ensino. Ademais, salientamos que para o desenvolvimento deste estudo nos subsidiamos em estudos que contemplam o desenvolvimento humano calcado nas relações sociais, provenientes da teoria histórico-cultural, sob o qual encontramos fundamentos que possibilitaram a compreensão do corpo que se relaciona, que se movimenta e age sobre o mundo. Assim, o estudo se desvelou no sentido de propor o encaminhamento metodológico por meio de análises interpretativas, as quais se tornaram possíveis por meio de videogravações realizadas em duas escolas do município de Araras, focalizando assim as ações corporais das crianças do primeiro ano em diferentes espaços. Tais dados propiciaram a compreensão acerca de como os movimentos corporais das crianças, bem como dos momentos de jogos, as impressões expressas pelos próprios alunos e as normas que regulam a ação das crianças no momento de intervalo confluem na minimização de movimentos realizados pela criança, revelando assim, como as relações entre pessoas na escola encontra-se subjugado a momentos autorizados por outrem.

Abstract

In this study we aim to understand how the school practices relative to the first year of elementary school contribute to the promotion, restriction or inhibition of the action of the child’s body. Considering the fact that the children of this educational cycle are five or six years old, we seek to understand how the child’s body is treated in school so we can verify if educational actions tend to silence or promote corporeal action of the children that frequent it. Therefore, we began with considerations that encompass what is predicted in official documents for a nine-year cycle in elementary school, as well as recent researches that demonstrate how this adaptation to a nine-year cycle has happened in the basic education system. In addition, we point out that the development of this study was based on studies that contemplate human development modeled on social relationships, originating in historical and cultural theory, under which we find the foundations that enabled the comprehension of the body which it relates to, which moves and acts upon the world. Thus, this study aims to show the methodological way by way of interpretative analyses done through video recordings performed in two schools in the city of Araras, São Paulo, focused on the corporeal actions of the children in first grade in different physical spaces. The data enabled an understanding of how the children’s locomotion, playtime moments, the students’ own impressions as expressed by them, as well as the rules that regulate the children’s actions during break times, which minimize the movements made by the children, revealing how the relationships between individuals in the school are subjugated to moments that are authorized by others.